* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Você já ouviu falar em ordem de coleta de carga?

Você já ouviu falar em ordem de coleta de carga?

A ordem de coleta de carga é um documento bastante importante para o processo de entrega e, apesar de não ser obrigatório no Brasil todo, é necessário emitir.

De fato, como ele não se trata de um documento obrigatório em todos os estados, muitos gestores acreditam que ele não é necessário ou que o seu uso não é uma prioridade. No entanto, a história não é bem assim.

A verdade é que mesmo que na sua região não haja a necessidade de emitir esse documento por lei, ele é mais um fator de segurança para agregar em todo o processo logístico, que envolve desde a coleta do item até a entrega final.

Na dúvida, quando se trata de processos logísticos, nunca deixe de emitir esse e outros documentos que facilitam na hora de fazer a entrega, bem como em caso de alguma blitz comprovar a procedência dos materiais carregados no caminhão.

Provavelmente agora você deve estar se perguntando do que se trata realmente a ordem de coleta de carga e como conseguir esse documento. Fique calmo, nós pensamos nisso. Continue por aqui e saiba informações importantes sobre esse documento.

O que é a ordem de coleta de carga?

Em primeiro lugar, é preciso que você entenda do que se trata esse documento, para depois compreender a sua importância e de que forma pode emiti-lo durante as entregas.

A ordem de coleta de carga é gerada em centros de distribuição para assegurar a regularidade daquela carga desde a sua retirada no galpão, até a chegada em seu destino final.

Esse documento contém dados do que será coletado, o seu destino, informações do transportador e dados do veículo. Dessa forma, ao chegar no ponto de coleta do material, basta apresentar esse documento e pegar os itens que serão transportados.

Geralmente, a ordem possui duas cópias, de forma que a assinada fica no ponto de coleta e a outra segue na viagem, para caso alguma intercorrência aconteça e também para certificar de que todos os itens estão dentro da conformidade.

Qual a sua importância?

A ordem de coleta possui diversas vantagens, sendo uma delas a de constatar o estado de conservação que o item ao ser retirado de seu ponto de coleta estava. Caso ocorra algum problema durante o transporte, será mais fácil identificar o culpado.

Além disso, é mais uma forma de garantir a segurança tanto das mercadorias quanto dos motoristas durante o trajeto, além de facilitar a gestão das empresas de transporte, que podem verificar rapidamente as cargas que estão com cada colaborador.

Por fim, ela serve também como mais uma forma de facilitar a comprovação da regularidade do motorista e dos itens que ele está carregando e para onde ele pretende ir. 

Caso ocorra algum atraso na entrega ou qualquer outro imprevisto, é muito mais rápido para os responsáveis entrarem em contato tanto com o cliente quanto com o motorista, resolvendo a questão em poucos minutos.

Como gerar essa ordem?

Pode parecer difícil para quem ainda não conhecia essa ordem, mas ela pode ser emitida assim como outros documentos em sistemas de gestão de transporte.

Em empresas que já contam com a automação de processos e softwares inteligentes, emitir essa e demais papeladas torna-se simples, já que os processos são intuitivos e os diferentes setores envolvidos na operação se interligam sem grandes burocracias.

No entanto, sabe o que é melhor que tudo isso? Contar com a CARGOBR! Além de emitirmos esse e demais documentos necessários para o transporte de cargas, você conta com uma interface inteligente, que permite a realização dos mais variados orçamentos.

Acesse agora e veja na prática o quanto podemos ajudar na logística da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *