* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
ciclo pdca

Ciclo PDCA: o que é e como usar?

O ciclo PDCA é uma ferramenta que traz uma sequência de passos que auxiliam no controle de qualidade da sua empresa, além de auxiliar na organização de um projeto ou processo que precisa ser melhorado.

Entendendo o ciclo PDCA

O primeiro passo para entender o ciclo PDCA é compreender seu nome. As letras PDCA são iniciais de verbos em inglês:

  • Plan ou Planejar: é a hora de estabelecer metas e definir como o processo será executado.
  • Do ou Fazer: nessa etapa acontece a ação, onde sua equipe implementará o que foi planejado.
  • Check ou Checar: depois de executar é preciso verificar se os resultados foram alcançados conforme o planejado.
  • Act ou Agir: essa é a etapa que você vai consertar o que deu errado e promover melhorias no processo.

O ciclo PDCA consiste basicamente de seguir as etapas sugeridas pelo nome continuadamente. Assim, é possível garantir melhores resultados em todos os ciclos, por isso, sugerimos que os ciclos sejam curtos, para que as mudanças sejam vistas de forma mais rápida e eficiente.

A implementação do ciclo PDCA na sua empresa certamente trará melhorias nos processos e ajuda a evitar erros por ser uma ferramenta rápida e eficaz para resolver os problemas. Para você conseguir colocar em prática o ciclo PDCA é preciso entender melhor cada etapa.

1 – Plan ou Planejar

Nessa etapa você precisa entender e definir qual a finalidade desse ciclo PDCA. É preciso levantar dados, analisar as mudanças que precisam acontecer, elaborar o seu planejamento, definir prazos e o time que estará envolvido.

Temos algumas sugestões para tornar a elaboração do seu plan mais simples.

  • Defina o objetivo. Questione com seu time qual o problema ou o processo que será trabalhado.
  • Estabeleça o caminho a ser seguido. Entenda e escolha quais são as opções possíveis para o objetivo ser alcançado. Essa etapa trará várias possibilidades, mas é importante que sejam consideradas aquelas realmente relevantes para o seu ciclo. Não adianta definir milhares de caminhos que você sabe que não dará conta de cumprir.
  • Analise a situação. Seu ciclo PDCA é único e trará objetivos e soluções únicas. Não se atenha a querer acertar tudo. Os primeiros ciclos serão mais difíceis de definir objetivos e caminhos, com a experiência o processo tende a ficar ainda melhor.

2 – Do ou Fazer

Está pronto para colocar o planejamento em prática? É muito importante que sua equipe esteja alinhada em todos os momentos do ciclo PDCA, mas no do essa situação merece uma atenção especial. Todos precisam estar comprometidos em manter o planejado para que seu ciclo traga os resultados esperados.

Por isso é tão importante que a sua equipe participe do planejamento, para que todos se sintam responsáveis pelo objetivo desse ciclo e se comprometam em seguir o plan. Quanto mais próximo do planejamento for a execução, mais sucesso seu ciclo PDCA terá e consequentemente mais resultados para a sua empresa.

3 – Check ou Checar

Essa etapa como o próprio nome sugere é a checagem, na checagem você vai verificar se os resultados que se chegaram são os esperados ou não. É com esses dados levantados no check que é possível avaliar as melhorias na sua empresa.

Para fazer a checagem de forma correta é preciso ter dados. Envolva sua equipe para trazer relatos ou números.

4 – Act ou Agir

Depois de planejar, fazer e checar, é a hora de agir. Essa etapa é exclusiva para alcançar o que não foi possível no do. No check estão envolvidas ações relacionadas a ações corretivas e promoção de melhorias nos sistemas e métodos de trabalhos.

Agora o ciclo PDCA chegou ao fim?

Absolutamente não! Por ser um ciclo, o PDCA não tem início e fim. Ao terminar a etapa do act é hora de iniciar tudo de novo.

Mas, precisamos te alertar para que, na intenção de deixar o ciclo mais rápido, você o prejudique. Todas as etapas são igualmente importantes no ciclo, deixar alguma para traz ou não realizá-la com o mesmo empenho, pode trazer resultados comprometidos e prejudicar a sua empresa.

Outro ponto que pode trazer prejuízos é descontinuar o ciclo PDCA. Por ser uma ferramenta ágil e rápida, ela foi feita para ser utilizada de forma contínua. Se ela for descontinuada, as chances das mudanças não serem efetivas são grandes.

Temos certeza que tomando os devidos cuidados, o ciclo PDCA trará resultados excelentes para seu negócio! Não deixe de compartilhar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *