* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Vale a pena ter um centro de distribuição?

Vale a pena ter um centro de distribuição?

Vale a pena ter um centro de distribuição e qual a importância dele em termos logísticos? Essas perguntas são feitas por muitos empreendedores e profissionais.

O Brasil é um país gigantesco que exige estratégias bem elaboradas para empresas que pretendem distribuir seus produtos em todo o território nacional.

Os grandes empreendimentos sabem que a logística é fundamental para o sucesso de suas operações e buscam alternativas para estarem próximos do seu público, atendendo a seus clientes com rapidez, qualidade e diversidade.

É aí que entra a dúvida se vale a pena ter um centro de distribuição ou é possível ter uma logística otimizada sem ele.

Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é um centro de distribuição?

O CD é uma unidade construída em locais estratégicos que recebe, separa e encaminha produtos para os clientes ou lojas próprias de determinada região.

Imagine que uma empresa instalada em São Paulo possui muitos clientes na região de Brasília, onde um grande volume de mercadorias é enviado mensalmente para atender a demanda.

Em um primeiro momento, a empresa remete os produtos e pedidos diretamente para cada cliente, realizando o transporte de São Paulo para cada endereço em particular.

No entanto, para agilizar o processo de entrega, ganhar em qualidade nos serviços prestados e diminuir significativamente os custos de logística, a empresa monta um CD em Brasília.

Com isso, um estoque de produtos fica disponível naquela região e os pedidos passam a ser atendidos a partir dessa central.

Por que vale a pena ter um centro de distribuição?

Para saber porque vale a pena ter um centro de distribuição é preciso conhecer as vantagens obtidas a partir dessa estratégia:

Compras e recebimento das mercadorias

As compras podem ser realizadas a partir de uma central única e os produtos direcionados diretamente aos CDs da empresa, diminuindo custos com transporte e armazenamento.

Com isso, os volumes de mercadorias diminuem, sendo proporcionais às vendas realizadas nas regiões onde os centros de distribuição estão instalados, o que é outra grande vantagem operacional.

Estoques centralizados por região 

A possibilidade de centralizar estoques em CDs regionais agiliza o processo de entrega, diminui os custos com fretes e resolve-se com maior facilidade possíveis problemas com produtos, entregas e troca de mercadorias.

Controle de estoques otimizados

A partir de uma boa gestão de estoques evita-se armazenamento excessivo ou a falta de produtos em determinada região.

Os controles são facilitados e problemas com sazonalidade diminuídos, pois se conhece, através dos históricos, os períodos de alta ou baixa demanda dos produtos.

Diminuição de custos

A diminuição de custos é perceptível em curto espaço de tempo, uma vez que:

  • os custos de transporte diminuem, pois, as cargas não serão mais fracionadas,
  • as lojas não necessitam de grandes depósitos para o armazenamento de mercadorias,
  • diminuem-se os riscos com perdas, furtos e desperdícios de produtos,
  • a equipe de logística das lojas diminui, concentrando os esforços no CD.

Satisfação dos clientes

Talvez o mais importante para saber se vale a pena ter um centro de distribuição está na satisfação dos clientes.

A partir de uma operação regional, o atendimento aos clientes torna-se facilitado, onde demandas podem ser atendidas em curto período e os possíveis problemas podem ser resolvidos com mais rapidez e eficiência.

Padronização das operações

Por fim e muito importante, os processos organizacionais e operacionais podem ser replicados a partir da matriz a todos os centros de distribuição, mantendo um único padrão e consolidando as boas práticas do setor de logística em todas as regiões.

Como se observa, o que parece ser um grande investimento acaba se transformando em uma excelente estratégia para a diminuição de custos, melhora dos resultados e crescimento da operação nas mais diversas regiões do país.

Agora que você já sabe que vale a pena ter um centro de distribuição, continue conosco e leia nosso post que apresenta como fazer um orçamento anual em logística!

One thought to “Vale a pena ter um centro de distribuição?”

  1. Também concordo que vale muito a pena ter um centro de distribuição! vocês estão de parabéns pelo rico conteúdo que trazem para nós leitores! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *