* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como calcular a margem de lucro de um produto?

Como calcular a margem de lucro de um produto?

Calcular a margem de lucro de um produto é fundamental para garantir que a sua empresa não está pagando para trabalhar e apoiar decisões para melhorar os resultados da operação.

Esse cálculo leva executivos a uma das principais métricas da empresa, ou seja, qual o percentual de lucratividade do empreendimento.

É importante entender que as empresas de sucesso trabalham com margens diferenciadas em seus produtos, onde alguns deles servem como atrativo ao público, enquanto outros é que possibilitam os bons resultados.

Uma empresa precisa girar seus estoques garantindo o fluxo de caixa, porém, também é preciso rentabilidade, portanto, a atenção para esse assunto é constante.

Neste post, mostramos como calcular a margem de lucro de um produto e verificar se os valores praticados estão atingindo os objetivos desejados. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é a porcentagem que representa o quanto sobrou de receita para a empresa, depois de retirados todos os custos e despesas da operação.

Para isso, é preciso conhecer todas esses valores, ou seja:

  • gastos com produção,
  • impostos,
  • juros bancários,
  • despesas administrativas, etc.

Isso significa que para calcular a margem de lucro não basta pegar o preço de venda e diminuir do valor pago por um produto.

Além dessa simples conta, é preciso incluir todos os outros débitos existentes.

Como calcular a margem de lucro?

Para facilitar o entendimento de como calcular a margem de lucro, vamos a um exemplo.

Supondo que a sua empresa seja uma indústria que produz bolas de futebol.

Para se chegar a margem de lucro, o primeiro passo é levantar os custos dos materiais utilizados nessa produção.

Isso significa somar os valores pagos pela:

  • matéria-prima,
  • salários,
  • embalagem, etc.

Também será necessário levantar as despesas existentes (dividindo-as proporcionalmente pelo número de produtos industrializados), como, por exemplo:

  • aluguel,
  • energia elétrica, água, internet.
  • material de escritório,
  • gastos com a estrutura da empresa, etc.

Supondo que o preço de venda de uma bola de futebol seja de R$ 40,00 e que a somatória dos custos e despesas cheguem a R$ 30,00, deve-se aplicar a fórmula:

Lucro = Preço de Venda – Total dos custos e despesas

Lucro = 40,00 – 30,00

Lucro = 10,00

Obtido o valor do lucro, conheça a Margem de Lucro:

Margem de Lucro = Lucro / Preço de Venda X 100

Margem de Lucro = 10,00 / 40,00 X 100

Margem de Lucro = 0,25 X 100

Margem de Lucro = 25%

Dicas para aumentar esse indicador

O exemplo apresentado demonstra que essa empresa tem uma margem de lucro de 25% sobre a bola de futebol vendida, no entanto, é possível melhorar esse índice?

Sim, é perfeitamente possível melhorar esse percentual, porém, é preciso cuidado para não comprometer as vendas do produto em função do preço.

Existem duas maneiras de aumentar esse indicador:

  • subir o valor do preço de venda,
  • diminuir os custos e despesas.

Como vimos, o acréscimo do preço depende do mercado e de fatores que colaboram para que a bola de futebol produzida pela empresa seja valorizada pelos consumidores, quando aceitam pagar mais pelo produto.

Já a diminuição dos custos e despesas dizem respeito a ações que podem ser implantadas, mas que não podem comprometer a qualidade do produto, pois essa situação pode diminuir as vendas junto ao mercado.

Para isso, é preciso trabalhar com equipamentos que consomem menos energia, buscar por matéria-prima de qualidade com menores preços e adotar tecnologias que agilizem processos sem comprometer os serviços.

Como exemplo, a contratação do transporte dos pedidos pode colaborar com esse objetivo, onde através da utilização da plataforma da CARGOBR, as empresas dispõem:

  • menor custo de frete,
  • agilidade no processo de cotação e contratação de transporte,
  • garantia e qualidade na área logística.

Para conhecer detalhadamente a respeito dessa possibilidade, faça um teste e avalie o melhor custo-benefício que a plataforma CARGOBR oferece para sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *