* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é o business intelligence e qual é a sua importância na logística?

O que é o business intelligence e qual é a sua importância na logística?

O business intelligence, também conhecido como BI, é uma poderosa ferramenta tecnológica que possibilita aos gestores tomarem decisões acertadas e com rapidez.

Em especial na área de logística, são tantas as variáveis que, sem o apoio de dados, torna-se difícil tomar as decisões corretas e avaliar qual é o melhor caminho para sua empresa.

Inclusive, é comum que dúvidas surjam nesse sentido, como:

  • Onde armazenar as mercadorias?
  • Qual é a prioridade no atendimento de pedidos?
  • Qual é o estoque ideal?
  • Em que momento comprar?

As respostas para essas indagações dependem de dados, que precisam ser coletados nas mais diferentes áreas da empresa, o que pode ser complicado sem o apoio de ferramentas tecnológicas.

Neste post apresentaremos o business intelligence e sua importância na área de logística. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é business intelligence?

Business intelligence é um termo utilizado para englobar os seguintes processos relacionados aos dados e informações:

  • coleta,
  • organização,
  • análise,
  • compartilhamento,
  • monitoramento.

Ter sistemas inteligentes, que contam com ferramentas e aplicações tecnológicas para captura de dados transformando-os em informações, é importante para ajudar os gestores a tomarem decisões com qualidade.

O BI consegue apresentar as alternativas para uma melhor tomada de estratégia, baseado em parâmetros preestabelecidos pela empresa, ou seja, é uma ferramenta facilitadora que integra dados das mais diversas áreas e apresenta soluções.

Como surgiu o BI?

A expressão business intelligence, também conhecida como inteligência de negócios, surgiu em uma publicação de Richard Millar Devens em 1865, quando o autor destacava as análises realizadas pelo banqueiro Henry Furnese para a tomada de decisão.

Segundo Devens, Furnese se apoiava em informações que envolviam questões políticas, instabilidade e análise de mercado para desenvolver suas estratégias e obter sucesso.

Com o avanço tecnológico, atualmente é possível não só trabalhar as questões estudadas por Furnese, mas monitorar todos os processos existentes em uma empresa.

Com a logística 4.0, antecipar situações, tendências e problemas evita que prejuízos sejam absorvidos pela empresa. 

Mais do que isso, o BI colabora efetivamente na gestão logística de um empreendimento e, consequentemente, no seu sucesso.

O business intelligence na área de logística

A aplicação do BI na área de logística contribui com a empresa nas seguintes situações:

Identificação de falhas e erros

O acompanhamento dos dados e histórico dos processos possibilita que falhas e erros sejam localizados.

A partir disso, é possível chegar às causas e desvios, corrigindo processos e eliminando os problemas e gargalos.

Controle de estoque confiável

As ferramentas utilizadas nas soluções envolvendo o business intelligence permitem que o controle de estoque seja confiável e eficaz, evitando a falta ou excesso de produtos nos depósitos.

Otimização no reabastecimento

Outra vantagem do BI está na previsão de reabastecimento dos produtos nas lojas ou de insumos e matéria-prima nas linhas de produção.

Dados confiáveis, onde são previstos pedidos a serem atendidos e tempo médio de entrega dos fornecedores, evitam sérios problemas e prejuízos.

Previsão de demanda em transportes

A partir da análise automática realizada pelos sistemas inteligentes é possível prever a movimentação de entrada e saída de materiais.

Com essas informações, a área de logística consegue se preparar para momentos de grande demanda, antecipando tarefas e estando pronta para atender com qualidade as necessidades da empresa.

Como se observa, o business intelligence é um grande aliado da logística e é fundamental para o sucesso da operação.

Não há dúvida que, cada vez mais, a tecnologia fará parte dos depósitos, colaborando no controle e nas tarefas de armazenamento e transporte.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, assine nossa newsletter e receba mais informações a respeito do futuro logístico das operações.

One thought to “O que é o business intelligence e qual é a sua importância na logística?”

  1. A empresa de servicos financeiros Charles Schwab usou o business intelligence para ter uma visao abrangente de todas as suas filiais nos Estados Unidos a fim de entender suas metricas de desempenho e identificar oportunidades. Com acesso a uma plataforma de business intelligence central, a Schwab conseguiu compilar os dados de todas as filiais em uma unica exibicao. Assim, os gerentes de filiais conseguiram identificar clientes que talvez precisassem de alguma mudanca nas demandas de investimento. A lideranca consegue acompanhar o desempenho de uma regiao em relacao a media e clicar para ver as filiais que impulsionam esse desempenho. Tudo isso leva a mais oportunidades de otimizacao, alem de estimular um atendimento cada vez melhor aos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *