* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Boas práticas na seleção e escolha de transportadoras

Boas práticas na seleção e escolha de transportadoras

Escolher uma transportadora é algo que ficou mais fácil, sob o ponto de vista de tempo e logística. Com a proliferação de ferramentas online para busca de empresas do segmento e cotação de fretes, como é o caso da CARGOBR, o usuário embarcador pode encontrar dezenas de prováveis fornecedores de um modo ágil, geralmente acabando com uma lista de cotações e empresas de transporte em mãos.

Contudo, nem sempre preço deve ser a única variável em sua conta. É preciso contar com mais critérios para selecionar empresas de transporte, especialmente se você é um embarcador frequente e pretende criar vínculos de maior prazo entre os fornecedores dessa área e seu negócio. Mas como podemos escolher uma transportadora dentro de uma lista praticamente homogênea? Bem, às vezes você terá de realizar alguns serviços aqui e ali, até chegar a um parceiro adequado, mas mesmo depois de você ter reduzido a lista inicial, há algumas coisas que pode fazer para averiguar essas empresas de cargas com mais propriedade.

Frota e recursos

Não apenas numericamente falando – uma frota com veículos novos e recentes, operando em boas condições, com boa identificação, documentação em dia e acessórios nitidamente acompanhados em manutenção (pneus, lonas, etc) demonstra uma transportadora preocupada em atender bem seus clientes e parceiros. Geralmente, ainda que haja exceções, veículos mais novos e boa manutenção apontam que essa transportadora dispõe de recursos e caixa para operar com equipamentos novos, investir em recursos e melhorar seus serviços de modo frequente.

Equipe treinada

Não é preciso ir muito longe para verificar se uma equipe é bem treinada ou não. Profissionais capacitados em transportadoras possuem um método para carregar, descarregar e acomodar cargas nos veículos, checam e verificam documentação com naturalidade, posicionam veículos com cuidado e, acima de tudo, são cordiais e atenciosos no tratamento com você cliente. Além de demonstrar que seu parceiro logístico se preocupa com você, isso evidencia um bom treinamento, mesmo com a grande rotatividade entre funcionários do setor de cargas.

Tecnologia em transportadoras

Sempre prefira transportadoras que possuam softwares de gestão de rotas e remessas, operem veículos e equipamentos modernos na comunicação e transmissão de dados, leitores e máquinas de última geração e até mesmo computadores, laptops e tablets modernos e leves. Não se trata de “frescura” – empresas com recursos mais modernos provavelmente se tornarão mais competitivas à medida que novas tecnologias entrem em cena. Além disso, você precisa de parceiros capazes de prestar informações e atendimento em tempo real e a qualquer hora, e fazer isso sem uma boa estrutura tecnológica e acesso frequente à internet é impossível.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *