* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça o Blockchain na logística e o seu funcionamento

Conheça o Blockchain na logística e o seu funcionamento

O Blockchain na logística surgiu a partir de uma inspiração tecnológica que possui o mesmo nome e que foi desenvolvida em 2018 com o objetivo de oferecer suporte a sistemas financeiros.

Através dessa tecnologia, o Bitcoin e as criptomoedas ganharam credibilidade e se tornaram uma realidade em todo o mundo.

Esse mecanismo consiste em um banco de dados que descentraliza a validação de transações. Isso significa que não existe um agente intermediador entre as negociações.

No modelo tradicional a troca de um ativo online é realizado com a presença de um órgão regulamentador, no processo do Blockchain isso não ocorre.

Todos os envolvidos no processo têm acesso à informação, em formato criptografado e a prova de fraudes, precisando estar de acordo com a transação para que ela seja concluída.

Nesse post vamos apresentar o Blockchain na logística e suas vantagens na agilidade das operações entre fornecedor e cliente final. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O Blockchain na logística e suas utilidades

Através do Blockchain na logística é possível se obter todas as informações referentes a um determinado veículo, por exemplo.

A partir do controle das operações desse veículo, onde todos os processos são registrados e armazenados em um banco de dados, as fraudes e problemas são descobertos rapidamente ou acabam nem existindo.

Todas as operações de Blockchain podem ser monitoradas e registradas, onde a concordância dos participantes precisa acontecer para que o processo seja fechado.

Imagine a possibilidade no compartilhamento de uma frota de veículos de cargas, onde diversas empresas pudessem utilizá-los e pagar os custos operacionais e despesas envolvidas quando do uso de algum caminhão.

Essa situação aparentemente é impossível de ser realizada, uma vez que não existe confiança nas informações prestadas e no final das contas alguém pagaria a mais e os outros sairiam na vantagem. Com o Blockchain isso muda radicalmente.

O Blockchain na logística e as transações

O Blockchain na logística quebra com a possibilidade de fraudes, uma vez que todos os processos envolvendo os veículos são registrados e suas contas aprovadas a cada movimentação ocorrida, como, por exemplo:

  • forma de condução do veículo pelo motorista,
  • quilometragem percorrida,
  • paradas,
  • acidentes,
  • manutenção,
  • abastecimento,
  • tempo do veículo ocioso.

Com todas essas informações em mãos e disponíveis para os interessados o veículo só teria seu retorno a “central de compartilhamento” quando os processos fossem aprovados pelos responsáveis, ou seja, os próprios usuários.

O mais interessante é que essa tecnologia permite acompanhar todas as etapas em tempo real, utilizando ferramentas de apoio como:

Os benefícios do Blockchain na logística para as empresas envolvidas

Apresentamos apenas um modelo que poderia ser viabilizado a partir da implantação do Blockchain na logística.

No entanto, existem inúmeras possibilidades que permitem o controle de qualquer processo, desde a saída do fabricante até a entrega ao cliente que irá utilizá-lo.

Todas as informações podem estar registradas, sendo possível buscar qualquer dado a respeito daquele produto.

Todos ganham com a implantação dessa tecnologia, onde diversos benefícios são percebidos, tais como:

  • redução dos custos,
  • operações mais confiáveis,
  • facilidade na coordenação das empresas,
  • transações democráticas,
  • processos otimizados,
  • registro dos dados em ordem cronológica.

Agora que você já vislumbrou as possibilidades da utilização do Blockchain na logística continue conosco e descubra como utilizar a logística de nicho como diferencial de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *