* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O Big Data na logística e as vantagens da sua aplicação

O Big Data na logística e as vantagens da sua aplicação

O Big Data na logística já faz parte dos processos operacionais de muitas empresas em todo o mundo.

Não é de agora que a expressão “informação é poder” é utilizada para apresentar a importância dos dados e o entendimento do seu conjunto.

Isso significa que a todo tempo situações acontecem e dados podem ser coletados para, de forma organizada, apresentar informações que possam levar um empreendimento a:

  • corrigir erros,
  • melhorar procedimentos,
  • satisfazer clientes,
  • aumentar os resultados.

Neste post apresentamos o Big Data na logística, o que é, e como aplicá-lo em sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é Big Data?

Consiste no armazenamento e processamento de dados capturados em processos internos e externos de uma empresa que, a partir de uma organização, tornam-se informações que colaboram para o aprimoramento das atividades.

O Big Data na logística visa capturar, organizar, apresentar e possibilitar que informações voltadas a essa área permitam a melhoria dos processos e dos resultados de uma empresa.

Otimizar a cadeia logística é uma obrigação dos gestores ligados a essa área, quando todos os fluxos que envolvem essa operação podem ser melhorados.

Processos que iniciam na emissão de pedidos até a consolidação das entregas podem ser avaliados, gerando soluções para problemas e situações que serão previamente resolvidas.

Por que o Big Data na logística colabora na tomada de decisão?

A tomada de decisão de qualquer gestor precisa considerar os números e acontecimentos baseados em dados reais e na sua relevância para serem corrigidos.

A falta de informação faz com que as escolhas sejam feitas sem uma avaliação mais criteriosa a respeito, corrigindo determinada falha e, em muitos casos, gerando problemas ainda maiores.

O Big Data na logística impede, a partir da sua boa utilização, que isso aconteça, uma vez que as decisões são tomadas tomando por bases números e ocorrências reais, em que são apresentados os resultados obtidos a partir delas.

Resultados obtidos com a utilização do Big Data

A implantação do Big Data na logística colabora para a otimização dos seguintes processos em uma empresa:

Controle de estoque

Os estoques passam a ser controlados e otimizados a partir de dados relevantes, nos quais a sazonalidade e possíveis acontecimentos políticos e econômicos passam a ser considerados com relação à compra, estocagem e decisões estratégicas.

Movimentação de mercadorias

A partir dos dados de entrada e saída de mercadorias e das necessidades e fluxo da movimentação, é possível otimizar a localização dos produtos, facilitando processos e agilizando as operações.

Atendimento personalizado a clientes

Com a adoção do Big Data na logística, sabe-se dos gostos e necessidades de cada cliente, possibilitando um atendimento personalizado e diferenciado, gerando uma vantagem competitiva para sua empresa.

A partir dessas informações, é possível antecipar processos e surpreender positivamente seu público, criando uma relação próxima e de grandes resultados.

Processos de manutenção de máquinas e veículos

O Big Data na logística também possibilita que os processos de manutenção das máquinas e veículos sejam realizados com maior assertividade.

A partir dos dados enviados pelos equipamentos, é possível detectar problemas, evitando maiores custos de conservação e erros operacionais.

Ajuste dos fluxos e rotas de transporte

Os processos que envolvem coletas e entregas de mercadorias também passam a ser analisados sobre a ótica da informação, ou seja, a partir dos dados captados é possível evitar problemas de trânsito, criar rotas mais rápidas e garantir a satisfação do cliente.

A tecnologia disponível permite que processos antes impossíveis de serem observados estejam à disposição e possam ser trabalhados de forma a surpreender positivamente o mercado e contribuir para os resultados da empresa.

Um bom exemplo de aplicação é a torre de controle, uma central de integração e inteligência das informações que possibilita um acompanhamento detalhado dos veículos em trânsito e de cada entrega que está sendo realizada.

Essa possibilidade é encontrada na plataforma da CARGOBR, uma ferramenta moderna que utiliza a tecnologia a favor de embarcadores e transportadores, permitindo agilidade, qualidade e satisfação de seus clientes.

Acesse nosso site e entenda como podemos ajudar a sua empresa a melhorar a logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *