* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Benefícios do e-commerce: conheça os principais

Benefícios do e-commerce: conheça os principais

Quando o assunto é sobre os benefícios do e-commerce, a tendência é que seja extenso, já que esse tipo de comércio é repleto de vantagens para a população.

Apesar de estar em alta nos dias de hoje, esse tipo de comércio existe há décadas. Inclusive, Amazon e Ebay surgiram na década de 90, impulsionando esse setor de uma forma nunca antes vista.

O que antes era motivo de medo de parte dos usuários por causa da falta de confiança em colocar os dados bancários e do cartão de crédito em um site e aumentar a facilidade de golpes e demais problemas, hoje em dia é aceito por grande parte da sociedade.

Inclusive, até mesmo para os idosos esse tipo de comércio é repleto de vantagens, principalmente depois da pandemia de COVID-19, onde puderam comprar o que queriam com calma, no conforto de suas casas e facilidades únicas.

O e-commerce é um universo gigante e marcado por oportunidades, tanto para empresas de diversos tamanhos e tempo de atuação como para os usuários que possuem diversas opções de preços, produtos e formas de pagamento.

Atualmente, você pode comprar o que quiser de casa, a sua refeição, produtos de farmácia, mercado, roupas, acessórios, presentes e muito mais.

Seja pelas tecnologias de segurança, logística, marketing ou programação, a experiência dentro de uma loja online está cada dia melhor, o que permite recordes, como os últimos vistos, onde em 2021 o setor movimentou 161 bilhões de reais no Brasil.

Aproveite para continuar a sua leitura e conhecer outros benefícios do e-commerce que, apesar de serem menos citados, são igualmente importantes.

Quais os benefícios do e-commerce

Confira a seguir a nossa lista de alguns dos benefícios do e-commerce mais interessantes para os gestores.

Baixo investimento inicial

Com as grandes possibilidades desse mercado e a quantidade de empresas especializadas nesse setor, criar uma loja do zero não é nem de perto o valor que era há 10 anos, por exemplo.

Além disso, o investimento tende a se manter baixo porque o estoque tende a ser menor, podendo ser na sua própria casa, como em um quarto vago, e os custos com aluguel da loja física e atendentes não existem.

Muitas lojas, inclusive, começaram pelas redes sociais e se transformaram aos poucos em grandes organizações, rendendo milhares de reais por ano.

Facilidade para vender

Dependendo do tipo de produto que você vender, como os direcionados ao cliente final, conseguir um bom volume de vendas, mesmo no início, não será o maior dos desafios.

Além disso, você pode trabalhar estratégias de marketing digital, como o SEO, links patrocinados, posts impulsionados e conteúdos orgânicos, por exemplo.

Custo operacional menor

Manter uma loja online é um dos seus maiores benefícios, já que os custos são bem menores e você só precisa se preocupar com a logística e atendimento quando algum cliente mandar mensagem.

Diferente de uma loja física, onde é preciso manter os atendentes durante todo o período comercial onde ela estará aberta. Por falar nisso, lojas na internet funcionam o dia todo e todos os dias da semana.

Sem inadimplência

Fiado, cheques sem fundo e roubos não existem, já que os sistemas online só permitem que você envie a compra caso o pagamento realmente exista.

Dessa forma, quem não tiver como pagar na hora, simplesmente não pode receber o produto em casa, evitando uma série de transtornos.

Análise rápida dos resultados

Com as tecnologias disponíveis nesse universo, é possível mensurar em poucos cliques os resultados dos mais variados pilares, como os produtos que possuem mais saída, o tempo médio de permanência no site, cliques, acessos e muitos outros.

Com essa quantidade rica de dados em mãos, você pode tomar as melhores decisões e obter ainda mais resultados dentro desse mercado.

Interessante como os benefícios do e-commerce são extensos, não é mesmo? Continue por aqui e leia também como melhorar a logística para pequenos e microempreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *