* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
8 benefícios da roteirização

8 benefícios da roteirização

Os benefícios da roteirização permitem que os colaboradores envolvidos nas entregas e coletas de mercadorias ganhem em produtividade e qualidade nos serviços prestados.

Abdicar de uma ferramenta de roteirização nas grandes cidades é tentar a sorte, uma vez que não são raros os congestionamentos e muitas vezes veículos ficam por horas parados em algum lugar, em função de:

  • acidentes,
  • alagamentos,
  • obras,
  • manifestações.

Situações como essa atrasam processos e causam prejuízos às operações, impedindo que produtos cheguem no momento certo ao seu destino e comprometendo cronogramas e planejamentos que contavam com determinado material.

As transportadoras e toda empresa que possui frotas e dependem delas para faturar e desenvolver os trabalhos necessitam de recursos tecnológicos para “escapar” dos problemas de trânsito das cidades.

Neste post apresentamos 8 benefícios da roteirização e por que seu empreendimento precisa contar com essa ferramenta para evitar problemas e prejuízos. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é roteirização?

Roteirização é um processo tecnológico, desenvolvido a partir de softwares, que consegue definir os melhores roteiros para que veículos possam realizar as coletas e entregas de mercadorias.

Esses sistemas são alimentados com informações, como:

  • situação do trânsito,
  • condições das rodovias,
  • pedágios,
  • disponibilidade do cliente,
  • prazos,
  • distâncias,
  • altura permitida dos veículos,
  • riscos.

A partir desses dados, é possível calcular qual a melhor rota para a viagem, considerando todas as variáveis, e determinar o roteiro que o veículo deverá realizar para cumprir com suas obrigações.

Os benefícios da roteirização

A partir do apoio tecnológico e de um roteiro pré-definido que leva em conta as diversas situações, exigências e problemas encontrados no trânsito, os processos de transporte são facilitados, apresentando os seguintes benefícios:

Reprogramação de roteiros em viagem

A partir de problemas no trânsito, é possível refazer uma programação e mudar os trajetos, evitando que veículos fiquem presos em congestionamentos, o que, consequentemente, colabora com o cumprimento das tarefas.

Aumento da produtividade

Roteiros e cronogramas definidos anteriormente, tomando por base a situação atual do trânsito e possíveis problemas a serem enfrentados, resultam no aumento da produtividade.

Priorização e janelas de entregas e coletas

Dentre os benefícios da roteirização, a possibilidade de priorizar e cumprir as janelas (horários) estabelecidos pelos clientes também são consideradas pelos sistemas, permitindo que os roteiros se adequem a essa realidade.

Conservação dos veículos

As informações das condições das estradas fazem com que o roteirizador evite trajetos que tenham que utilizar vias que podem danificar os veículos, portanto, há economia na manutenção, além de prevenir quebras em meio a viagem.

Diminuição dos custos

Talvez uma das mais atrativas vantagens da roteirização esteja na diminuição dos custos operacionais, o que acaba acontecendo em função de escolhas de trajetos bem definidos que consideram as diversas variáveis, possibilitando economia e produtividade.

Previsibilidade dos processos

Também é possível prever os horários dos processos logísticos, facilitando informações para os clientes e o acompanhamento dos veículos em trânsito.

Segurança aos envolvidos

A roteirização possibilita que locais perigosos sejam evitados para a programação de trajetos, garantindo a segurança de todos os envolvidos no processo de transporte.

Organização de cargas

Um bom sistema de roteirização auxilia também na programação de cargas, avaliando  endereços, pesos e tamanho dos produtos a serem transportados, organizando as entregas de acordo com a capacidade e rotas que os veículos deverão percorrer.

Como se observa, a logística de transporte é facilitada e possibilita a satisfação dos clientes a partir da utilização de ferramentas para a criação de roteiros.

Se sua empresa ainda sofre os tradicionais problemas de trânsito e não enxerga possibilidades em reverter essa situação, procure conhecer detalhadamente as opções de mercado e avalie a possibilidade de implantar essa tecnologia em seu empreendimento.

Agora que você já conhece 8 benefícios da roteirização, continue conosco e leia nosso post que apresenta a terceirização de frota: vale a pena?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *