* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Quais são os principais benefícios da logística integrada?

Quais são os principais benefícios da logística integrada?

Os benefícios da logística integrada fazem valer os investimentos e oportunizam às empresas diversas melhorias que refletem na organização e nos resultados financeiros da operação.

A partir do uso da tecnologia, é possível monitorar e desenvolver ações de qualidade.

Em qualquer processo logístico são encontrados participantes que precisam colaborar para que os resultados sejam alcançados, tais como:

  • compradores,
  • fornecedores,
  • intermediadores de fretes,
  • transportadoras,
  • equipe de movimentação e estoque,
  • repositores,
  • vendedores,
  • clientes.

Todos os participantes desse processo precisam em algum momento de dados e informações para poderem ter sucesso em suas tarefas.

Neste post, apresentaremos os principais benefícios da logística integrada e o quanto ela facilita e agiliza os trabalhos relacionados a essa área. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é a logística integrada?

A logística integrada consiste na adoção de tecnologia (sistemas e equipamentos) que possibilite a todos os envolvidos no processo acesso às informações, evitando erros, esquecimentos e apoiando ações que precisam ser realizadas para o sucesso da operação.

Isso significa que os diversos setores de uma empresa se comunicam de forma automática e a troca de dados precisa ser realizada com fornecedores, prestadores de serviços logísticos e clientes.

A adoção dessa estratégia facilita as operações, pois, a partir de suas ferramentas, é possível acompanhar todos os processos e tomar providências antes que algum problema se estabeleça.

Além disso, existem outras vantagens da logística integrada que refletem na qualidade dos trabalhos e resultados da empresa.

Conheça os principais benefícios da logística integrada!

Todos os envolvidos ganham e percebem os avanços da logística integrada, conforme veremos a seguir:

Facilita a tomada de decisão

O primeiro benefício a ser percebido com a integração das áreas está nas facilidades que se tem para a tomada de decisão.

Considerando as informações confiáveis, fica fácil decidir pela melhor atitude a tomar diante de algum impasse, sem correr riscos de perceber um determinado problema minutos antes dele acontecer.

Aperfeiçoa a gestão de materiais

A gestão de materiais ganha muito, quando sistemas apontam as necessidades de reposição de produtos de forma automática.

Mais que isso, a integração logística contribui para:

  • diminuição dos custos com estoques,
  • planejamento de carga e descarga de mercadorias,
  • localização fácil e imediata dos produtos,
  • abastecimento de lojas e chão de fábrica nos momentos adequados,
  • apoio às áreas de compras e vendas.

Proporciona o aumento da produtividade

O aumento de produtividade é outro quesito que faz parte dos benefícios da logística integrada, pois:

  • lojas não ficam desabastecidas,
  • linhas de produção recebem matéria-prima e insumos no momento correto,
  • atrasos passam a ser excepcionais,
  • todos os envolvidos trabalham com mais confiança, portanto, mais motivados.

Assegura a agilidade nos processos

Processos automatizados e integrados agilizam as operações, pois as atividades são realizadas no exato momento em que são necessárias.

Isso elimina retrabalhos e transtornos operacionais, evitando que erros ocorram e os comuns desentendimentos entre os envolvidos nas aplicações.

Resulta na transparência do processo

A partir de informações confiáveis e da comunicação de qualidade não existem motivos para erros operacionais, porque boas metodologias de trabalho e equipamentos adequados ajudam a conferir se o processo foi realizado da maneira adequada.

Isso significa transparência e qualidade nas ações logísticas.

Auxilia na redução de custos

Por fim, todos esses benefícios acabam auxiliando na redução dos custos da operação.

Desde sua adoção, percebe-se a satisfação dos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e clientes.

Adotar a integração dos processos é um fator determinante no sucesso da logística e a CARGOBR contribui com milhares de clientes em todo o Brasil, oferecendo essa possibilidade através de sua plataforma de fretes.

Com transparência e muita facilidade, em função da tecnologia adotada, é possível cotar, contratar, monitorar e fechar as operações de transporte acompanhando cada fase da operação.

Acesse nossa plataforma e perceba como a tecnologia e a informação podem trabalhar a favor do seu negócio! Faça o teste e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *