* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
5 benefícios da automação logística

5 benefícios da automação logística

A automação logística contribui para que uma das áreas mais sensíveis das empresas funcione com organização e agilidade, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Automatizar processos acompanha a evolução humana desde os primórdios da história, onde o homem busca melhorar a qualidade de vida, agilizar as tarefas e aumentar a produtividade.

A primeira ação que contribuiu para a automação logística foi a invenção da roda, ainda nas épocas primitivas da humanidade.

A partir daí, o ser humano não parou mais de buscar alternativas para facilitar as operações, e chegamos ao século XXI com a tecnologia contribuindo em todos os processos logísticos.

Nesse post vamos apresentar 5 benefícios da automação logística, que merecem a atenção dos gestores, visando o aprimoramento dessa importante área das organizações. Continue lendo e confira!

O que é automação logística?

A automação é um sistema envolvendo equipamentos e softwares que substitui ou contribui com o homem nas operações repetitivas de forma automática, com o objetivo de diminuir os erros, facilitar os processos e manter um mesmo padrão de qualidade nos serviços realizados.

Portanto, a automação logística é o desenvolvimento de processos realizados por equipamentos controlados por sistemas que contribuem em toda a gestão de movimentação de materiais de uma organização.

Quais são os benefícios da automação logística?

Dentre os inúmeros benefícios obtidos com a automação logística, destacamos 5 deles, que facilitam e agilizam as operações:

Controle e monitoramento dos processos logísticos

Todos os processos logísticos da organização passam a ser controlados e monitorados em tempo real.

Isso significa que através da automação torna-se fácil:

  • conferir a entrada fiscal e física das mercadorias,
  • armazenar e endereçar os materiais recebidos,
  • localizar e movimentar os produtos,
  • separar as solicitações para a expedição,
  • conferir, carregar e expedir os pedidos,
  • monitorar os transportes e a entregas,
  • possuir informações a respeito de todo material e processos.

Redução dos custos

Os processos automatizados na área logística contribuem para uma diminuição significativa nos custos operacionais da empresa.

Além dos itens citados anteriormente, que por si só, apresentam reduções de erros e retrabalho, a automação permite que os gestores possam tomar decisões acertadas, baseado em números e em informações confiáveis.

Todos a empresa acaba sendo beneficiados, pois, o setor de compras ganha em assertividade, os estoques são controlados em tempo real, a área comercial e marketing trabalham produtos que estão parados, e a produção controla com qualidade os níveis de matéria-prima e insumos.

Integração entre as áreas

Outro benefício que é estendido a todas as áreas de uma empresa, é a integração dos dados.

A partir da automação dos processos, todos os departamentos autorizados, conseguem acessar os dados e desenvolver suas atividades baseado em uma única informação, confiável e disponível de forma on-line.

Os próprios sistemas são desenvolvidos de maneira a informar os usuários responsáveis de cada área, sobre anormalidades, inconsistências e procedimentos incompatíveis com os métodos e regras estabelecidas.

Diminuição dos acidentes de trabalho

Com a utilização de equipamentos e da robótica, os acidentes de trabalho diminuem consideravelmente nas áreas dos depósitos e chão de fábrica, uma vez que as tarefas ditas pesadas, são realizados por máquinas.

Os profissionais apenas acompanham e monitoram as tarefas, apoiados por equipamentos e sistemas inteligentes que os ajudam a manter a qualidade e agilidade dos trabalhos.

Informações fidedignas para a tomada de decisão

Além de todos os profissionais envolvidos no processo logístico, como já mencionado nesse post, também a diretoria e executivos são beneficiados com a automação para a tomada de decisão.

Com informações claras, objetivas e confiáveis, a tomada de decisão é realizada com tranquilidade, antecipando ações para corrigir possíveis problemas e como ferramentas de apoio nas análises e avaliações.

A automação logística é uma realidade em todo o planeta, o que contribui para a diminuição dos custos, redução dos erros e aumento da lucratividade nos empreendimentos que a adotam.

Agora que você já conhece os 5 benefícios da automação logística para seu negócio, continue conosco e descubra como deixar o frete mais barato e vender mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *