* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 maneiras de aumentar as vendas em empresas pequenas

4 maneiras de aumentar as vendas em empresas pequenas

Aumentar as vendas é uma necessidade de qualquer organização que queira crescer e expandir as suas atividades.

Independentemente do tamanho do empreendimento e do seu segmento, esse objetivo deve ser uma das prioridades e para atingi-lo é preciso de muita criatividade e da busca constante por melhorias.

Para se ter ideia da importância dos pequenos negócios no Brasil, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), 78% das novas vagas de trabalho no país foram geradas a partir destes empreendimentos.

Esse percentual representa a geração de 2,1 milhões de novos postos de trabalho criados no país apenas no ano de 2021, que foi representado por um cenário de grandes desafios.

Muito além do cenário econômico, buscar alternativas para aumentar as vendas e consolidar a empresa no mercado é o caminho para o crescimento das operações. Continue lendo nosso post e conheça 4 maneiras de alcançar esses objetivos!

Como aumentar as vendas em empresas pequenas?

Aumentar as vendas dos empreendimentos de pequeno porte exige dedicação, trabalho e muita criatividade, pois, as oportunidades existem, bastando somente que ações sejam tomadas para transformar o seu negócio.

Para isso, são fundamentais 4 ações que podem fazer toda a diferença:

1. Tenha um bom relacionamento com clientes atuais

Entenda entre os seus atuais clientes o que sua empresa pode fazer para atendê-los de uma maneira mais completa e eficiente.

Desenvolver uma pesquisa de mercado junto daqueles que já confiam em seu negócio, é uma forma inteligente de aumentar o seu portfólio de produtos e serviços, oferecendo novas soluções que agradam o seu público.

Criar estratégias para elevar o ticket médio dos pedidos é a forma mais fácil e rápida para aumentar as vendas, portanto, conheça mais o seu cliente e ouça-o com atenção.

2. Use as mídias sociais a seu favor

As mídias sociais são excelentes ferramentas que colocam o seu empreendimento na frente de potenciais clientes.

Com investimentos com grande retorno e que podem trazer bons resultados a curto, médio e longo prazo, sua empresa deve apresentar conteúdos relevantes que interessam ao seu público, marcando presença em plataformas como:

  • Facebook,
  • YouTube,
  • WhatsApp,
  • Instagram,
  • LinkedIn, 
  • blog
  • etc.

Verifique quais as redes que seu público acessa e invista em mídias direcionadas e específicas voltadas ao seu segmento.

3. Estude a concorrência e seja uma marca única

Analisar e estudar o que a concorrência anda fazendo é uma obrigação, pois, é através dessas pesquisas que sua empresa pode avaliar os diferenciais e o que agrada o mercado.

Esteja atento a todas as movimentações e não tenha dúvida em implementar em seu empreendimento tudo aquilo que agrega valor e que está sendo praticado pelos outros players de mercado.

No entanto, busque sempre fazer algo mais, ou seja, transforme sua empresa em uma marca única, entregando sempre valor para o seu cliente e surpreendendo positivamente aqueles que procuram por suas soluções.

4. Revise processos internos

Finalmente, revise constantemente os processos internos, garantindo a satisfação de todos os envolvidos.

Com o foco voltado ao cliente, avalie como estão sendo trabalhados:

  • atendimento,
  • promoções,
  • organização operacional,
  • relacionamentos.

Todos os processos podem sempre ser melhorados, por isso, a busca contínua e persistente pela perfectibilidade deve fazer parte da rotina de qualquer negócio.

Converse com sua equipe, avalie constantemente a satisfação das pessoas que se relacionam com sua empresa e esteja atento para corrigir possíveis falhas e facilitar ao máximo todas as operações.

Essas ações que podem, a princípio, parecer óbvias não são priorizadas pela maioria dos empreendedores e pode ser o seu grande diferencial de mercado.

Agora que você conhece importantes dicas para aumentar as vendas, assine nossa newsletter e receba outros posts com conteúdos importantes e interessantes sobre o mundo dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *