* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Atraso na entrega: como evitar?

Atraso na entrega: como evitar?

Desde o ato do pedido até a chegada do caminhão com o produto na casa do cliente, diversas variáveis estão envolvidas, que podem causar o atraso na entrega.

No entanto, o que deveria ser raro e bastante difícil de acontecer, ocorre muito mais do que empresas, clientes e transportadores esperam, causando prejuízos significativos para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.

Inclusive, no Brasil, dentre as 498 mil queixas que ocorreram segundo o Procon relacionadas a problemas com lojas online, a grande maioria delas é sobre atrasos na entrega e pedidos que nunca vieram.

Além de ser um problema que atrapalha toda a rotina da logística, também pode acarretar outros imprevistos, como baixas avaliações nas redes sociais, clientes que compram apenas uma vez e não voltam mais e o prejuízo de lidar com devoluções e demais gastos.

De fato, evitar 100% dos atrasos de entregas é quase que impossível, principalmente para grandes centros logísticos, mas existem caminhos para diminuir sensivelmente esse problema, de forma simples e sem grandes segredos.

Lembre-se: os usuários de hoje em dia estão mais críticos, informados e exigentes, além de serem impactados diariamente por dezenas de concorrentes, o que torna ainda mais necessário a sua empresa se atentar a detalhes que podem fazer toda a diferença.

Continue por aqui e entenda mais sobre os impactos do atraso na entrega e o que fazer para evitar esse problema, siga a leitura.

Quais os impactos dos atrasos em entregas?

O atraso na entrega pode ocorrer por diferentes motivos, dentre eles a falta de planejamento, rotas criadas incorretamente, gestão inadequada do estoque, problemas de comunicação e erro na escolha de empresas de logística e demais prestadores de serviço.

Esse problema pode causar uma série de prejuízos e débitos para a empresa, sendo o maior deles o ressarcimento ou o pagamento de indenização, já que a não entrega fere o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, pode ser necessário enviar outro produto em troca ou realizar a entrega em um novo prazo. Outros problemas relacionados estão a diminuição da credibilidade da empresa, problemas com a reputação e um alto índice de reclamações.

Por fim, não podemos esquecer de falar dos impactos na cadeia de suprimentos, que pode colocar em risco o prazo de outras entregas no caminho, sobrecarregar os colaboradores e aumentar o gasto em insumos, como combustível.

Como evitar atraso na entrega?

Para evitar atrasos e consequentemente os seus impactos, é preciso se atentar a alguns fatores. Veja a seguir.

Revise processos da organização: muitas vezes o atraso está ligado a falhas internas, que podem ser facilmente corrigidas, desde que você mapeie os processos.

Reforce a comunicação interna: a comunicação entre setores é fundamental para manter a ordem e a correta execução dos processos.

Planeje as rotas: um grande erro é não planejar as rotas e a ordem das entregas, o que pode gerar grandes voltas desnecessárias, gasto a mais em combustível e o atraso.

Conte conosco!

Como última e mais importante dica: conte com a CARGOBR

Aqui, além de você ter acesso a uma plataforma confiável, tecnológica e simples de fazer as suas cotações, terá garantia de que as suas entregas irão chegar na hora.

Quer ver como é fácil? Acesse o nosso site e faça uma cotação agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *