* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
As vantagens de investir no atendimento personalizado aos clientes

As vantagens de investir no atendimento personalizado aos clientes

Sabia que prestar atendimento personalizado aos usuários e clientes que entram em contato com a sua empresa deve ser uma realidade dentro da organização?

Independente de ser aquele lead que sempre está mandando mensagens, mas não finaliza as compras, ou um cliente antigo que entra na loja e em poucos minutos faz as suas escolhas sem falar muito. Eles devem ser tratados com humanização e atenção como base.

É muito importante deixar claro que o atendimento personalizado não deve ser destinado apenas a quem “merece”, mas sim para qualquer pessoa que entrar em contato com a sua empresa, desde tirar dúvidas simples até fazer grandes compras.

É comum que algumas organizações classifiquem mesmo que mentalmente quais clientes merecem determinado tipo de tratamento e quais podem ser “ignorados” já que não possuem tanto potencial de compra.

Além de ser algo retrógrado, é preconceituoso e pode fazer com que a sua marca perca muitos clientes, já que a aparência não determina o quanto uma pessoa irá gastar ou se identificar com a sua marca!

Sendo assim, é muito importante que a sua empresa passe por treinamentos frequentes e tenha exemplos reais de como prosseguir com o atendimento, seja qual for a situação.

Inclusive, os clientes mais difíceis e quem vêm cheios de reclamações e objeções desafiadoras são os que, na verdade, mais precisam de atenção para terem os seus problemas atendidos.

Agora que você sabe disso, confira este post que fizemos para falar sobre o que é de fato o atendimento personalizado e o que a sua empresa pode ganhar prestando uma comunicação desse tipo. 

Boa leitura.

O que é e como o atendimento personalizado acontece?

Antes de trazer os benefícios do atendimento personalizado dentro das mais variadas organizações, é preciso saber exatamente do que se trata e o porquê ele deve ser feito.

A personalização, ou seja, tratar cada pessoa de forma individual, deixou de ser um diferencial nas empresas e tornou-se uma necessidade, de forma que quem não age dessa assim acaba perdendo clientes.

Tratar personalizadamente cada cliente significa, mesmo que com uma alta demanda e tempo curto, procurar manter uma conversa calma e entender quem é aquela pessoa, quais as suas necessidades, o que pretende investir e demais questões.

Quanto mais paciente e empático for o atendente, maiores as chances de sucesso na hora de oferecer um produto ou mostrar as opções que a marca trabalha.

Além disso, todo esse tratamento não será em vão, já que ele serve para captar dados sobre a audiência e assim tornar as campanhas mais assertivas, bem como as ações de marketing e vendas.

Vantagens de investir em um atendimento personalizado

Percebeu que um atendimento humanizado vai muito mais além do que apenas perguntar o nome da pessoa? Agora que você sabe disso, veja a seguir os benefícios de investir em mais capacitação para essa empreitada.

Atrai novos clientes

Se notícias ruins espalham rápido, pode ter certeza de que as boas também. Dependendo do seu setor de atuação, é ainda mais veloz!

Sendo assim, cada pessoa que você atender com excelência irá sentir a diferença na comunicação e falar isso com as suas pessoas de confiança, o que gradativamente irá aumentar a sua quantidade de clientes.

Aumenta o nível de satisfação

Uma boa comunicação tende a ser objetiva, esclarecedora, justa e, claro, marcada pela escuta ativa e empatia. Com tudo isso e ainda mais os produtos e serviços que atendam os seus clientes, a satisfação aumenta e com ela a tão desejada fidelização.

Não existe uma receita perfeita para conseguir esse tipo de retorno da audiência, mas quanto melhor for o atendimento e a sua personalização, maiores as chances de adquirir clientes que viram fãs.

Melhora o posicionamento da empresa no mercado 

Empresas conhecidas por pontos positivos, como a sua forma de se comunicar e até mesmo as avaliações das pessoas nos canais digitais, tendem a ganhar maior credibilidade perante as suas concorrentes, assim como no mercado em si.

Não só produtos, preços e variedades são analisadas pelos seus concorrentes, mas todo o conjunto que torna a sua marca um sucesso.

Sendo assim, mantenha a constância do atendimento personalizado e perceba as mudanças em curto e médio prazo.

Por falar em mudanças, que tal ler também sobre como aumentar as vendas na internet: confira nossas dicas? Esperamos você nesse outro post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *