* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
estoque no e-commerce

Como lidar com o armazenamento e estoque no e-commerce

Saber lidar com o armazenamento e estoque no e-commerce é fundamental para o sucesso do negócio.

A frustração do visitante é visível quando encontra o que precisa, ou quer, em uma loja virtual, no entanto, o produto está indisponível por falta de estoque.

Essa é uma situação que ainda é recorrente e gera descrédito para a sua loja, além de afastar os clientes.

Ainda pior são os casos onde a venda é realizada, mas o pedido não é atendido pelo mesmo problema: a falta do produto no estoque.

O armazenamento e controle de estoque no e-commerce exige responsabilidade, disciplina e cuidados especiais, mas é fundamental. 

Esse artigo apresenta detalhes de como fazer a gestão da logística em sua loja virtual sem erros e atropelos. Continue lendo e confira!

O controle do estoque no e-commerce

Na maioria das empresas, o controle preciso das mercadorias que estão estocadas é um dos maiores desafios encontrados na área de logística.

Em relação às lojas físicas, a situação é amenizada, uma vez que os produtos colocados à venda estão disponíveis nas gôndolas.

No entanto, a falta de produtos também frustra consumidores que gostariam de determinada mercadoria e não encontram.

Apesar disso, no e-commerce a situação é ainda mais complicada, uma vez que apresentar o produto no site e não tê-lo no estoque cria margens para uma série de indagações e desconfianças por parte dos clientes.

O que parece um pequeno problema pode se transformar em uma grande “dor de cabeça” para o empreendedor, principalmente se o cliente fez a compra e pagou antecipadamente.

A gestão do estoque no e-commerce, portanto, precisa estar alinhada com os produtos oferecidos pelo site. 

O cuidado para que as mercadorias não faltem no depósito é primordial para o sucesso da operação e viabilização do negócio.

Existem, de forma geral, três atividades comuns nesse controle que precisam de atenção:

A movimentação de mercadorias

Monitorar as entradas e saídas das mercadorias é a base para que o controle de estoque funcione.

É preciso, na chegada de produtos, verificar se a entrega está de acordo com o pedido realizado.

Não adie a conferência para outro momento, pois, se algum problema for encontrado, tudo fica mais difícil de ser resolvido.

Da mesma forma, todo o cuidado com a separação das mercadorias para despacho precisa ser constante, afinal, é muito desagradável para o cliente receber aquilo que não pediu e os transtornos são imensos, bem como há o aumento do custo devido à logística reversa.

Um sistema de controle de estoque colabora para que a logística funcione da maneira adequada e que os erros sejam evitados.

Além disso, os bons sistemas de gestão permitem avaliar o giro de estoque, bem como o histórico de vendas, o que ajudará no processo de compras.

Não esqueça das datas sazonais, onde o volume de vendas cresce e os estoques precisam ser reforçados.

O armazenamento dos produtos

O armazenamento também precisa ser organizado de forma que a identificação das mercadorias seja fácil e a localização ocorra de forma imediata.

Armazene os produtos de acordo com suas características, separando-os por tipo ou segmentação e não esqueça de deixar os de maior giro em locais mais fáceis para a movimentação.

Caso sua loja trabalhe com produtos que tenham prazo de validade, tenha todo o cuidado para que seus vencimentos não tragam prejuízos para a operação.

Não misture os produtos e mantenha-os estocados de forma organizada, facilitando também os inventários que devem ser feitos periodicamente.

A expedição e o transporte das mercadorias

Por último, mas tão importante quanto todo o processo de armazenamento e estoque no e-commerce, está a expedição e o transporte das mercadorias.

O cuidado na escolha da transportadora é fundamental para que o seu cliente fique satisfeito com a compra realizada na sua loja virtual, bem como para proporcionar bons custos de fretes e ter maior potencial competitivo.

Precisam estar associados à logística de transporte:

  • os cuidados com as mercadorias, 
  • profissionalismo,
  • capacidade técnica,
  • agilidade na entrega,
  • possibilidade de rastreamento de carga,
  • bons preços.

Uma forma de garantir a combinação de tantos atributos é utilizar uma plataforma de cotação de fretes, como a CARGOBR, onde centenas de transportadoras cadastradas, e de qualidade, estão à disposição da sua empresa.

Através da plataforma é possível cotar em tempo real com centenas de empresas e localizar a melhor opção para o transporte de suas mercadorias.

Além de se obter melhores preços de frete, a própria plataforma homologa as transportadoras, verificando toda a parte legal da operação, bem como características técnicas e capacidade em oferecer bons serviços.

Acesse a plataforma da CARGOBR e faça uma experiência, é gratuita e você irá se surpreender com as facilidades e qualidade nos serviços de transporte, afinal de contas, o armazenamento e estoque no e-commerce é assunto que merece prioridade na gestão da sua loja virtual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *