* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça a armazenagem flow rack e aumente seus resultados

Conheça a armazenagem flow rack e aumente seus resultados

A armazenagem flow rack é um sistema que colabora de maneira efetiva nos resultados operacionais e financeiros de uma empresa.

Isso ocorre em função do seu design que possibilita um aproveitamento adequado de todos os produtos armazenados, evitando que se deteriorem ou ultrapassem o seu prazo de validade.

Diferente do que vinha ocorrendo durante a pandemia do Coronavírus, os estoques das indústrias brasileiras voltaram ao nível planejado pelos empresários em outubro de 2021, e mantém-se equilibrados desde então, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Essa notícia está diretamente atrelada à recuperação do mercado e à estabilidade da produção industrial.

Diante dessa realidade, os cuidados com o armazenamento voltam a ser prioritários, evitando prejuízos e perdas que podem ocorrer nos casos onde não se observe a entrada e saída das mercadorias. 

Neste post, apresentamos a armazenagem flow rack e como ela pode colaborar para que problemas sejam evitados nos processos logísticos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é flow rack?

Flow rack é um sistema de armazenagem que facilita a estocagem de produtos quando se utiliza o método First In – First Out (FIFO) em seus processos.

Esse método prevê que as primeiras mercadorias que entram no armazém são as prioritárias no caso das saídas.

O modelo é essencial nos casos de armazéns que estocam:

  • alimentos,
  • bebidas,
  • remédios, 
  • perecíveis.

Com essa ação, torna-se possível fazer com que os produtos mais antigos sejam os primeiros a serem comercializados, evitando que sejam perdidos em função da data de validade.

No entanto, para que tudo possa ocorrer com qualidade, é necessário que o formato de armazenagem possa facilitar a operação, quando, então, o sistema flow rack é utilizado nesse processo.

A armazenagem flow rack utiliza estruturas que possuam uma leve inclinação e um sistema de roldanas e trilhos que possibilitam que a mercadoria deslize.

Quando ocorre a entrada de novos produtos, esses são colocados no fundo da prateleira, o que fará com que a equipe de separação de pedidos esteja sempre utilizando aqueles que ficam na frente dessa estrutura.

Assim que uma caixa é retirada, as outras se movimentam para a frente, possibilitando sempre que os produtos mais antigos depositados sejam os próximos a serem utilizados na expedição.

Quais suas vantagens?

Como se percebe, as estruturas flow rack resolvem com qualidade a logística para a adoção do método FIFO, oferecendo ainda as seguintes vantagens:

Agilidade

O sistema de armazenagem flow rack possibilita que a estrutura onde serão guardadas as mercadorias tenham acesso pelos dois lados.

Isso significa que é possível depositar mercadorias pela parte dos fundos da prateleira, enquanto outro colaborador pode, em simultâneo, retirar produtos para serem expedidos.

Isso agiliza os processos e facilita toda a operação.

Praticidade

A praticidade é outra vantagem do sistema, pois, não há a necessidade de manusear os produtos já estocados, uma vez que a inclusão de novos materiais é realizada sempre pela parte dos fundos da prateleira.

Por possuir roldanas, as caixas estocadas sempre deslizam para a frente da prateleira, ficando a vista e sendo facilmente retiradas quando há necessidade.

Segurança

A redução de risco é outra característica do flow rack, permitindo ambientes seguros, pois, os processos de manutenção das mercadorias estocadas por empilhadeiras não são necessários.

Além disso, a retirada de produtos é simples e fácil de ser realizada, aumentando a produtividade da equipe e evitando acidentes com as próprias mercadorias.

Esse sistema de armazenagem é a melhor solução para produtos que possuem data de vencimento ou operam no método FIFO e que tenham dimensões menores, ou seja, aqueles que podem ser guardados em caixas sem riscos de avarias.

Se você gostou desse conteúdo e deseja receber posts que apresentem as novidades e melhores práticas da área logística, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados ao segmento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *