* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça a diferença entre armazenagem e estocagem!

Conheça a diferença entre armazenagem e estocagem!

Quando o assunto é logística, existem termos diferentes que podem gerar dúvidas tanto para clientes quanto gestores, entre eles está a diferença entre armazenagem e estocagem.

Não é raro encontrar profissionais que acreditam que esses termos se referem a mesma etapa do processo logístico, já que estão relacionados carga e descarga, assim como o ato de guardar os produtos.

No entanto, além de não serem iguais, é de extrema importância entender do que se tratam, para que qualquer profissional que tenha que lidar com a logística saiba o que ocorre em cada fase e entenda o que esperar da estocagem e armazenagem.

Inclusive, ao falar em logística é difícil não usar esses termos, que fazem parte de todos os tipos de negócios, desde pequenas lojas online até galpões com milhares de metros quadrados, como o nosso mais novo investimento.

Aproveite para continuar lendo esse conteúdo e saber de uma vez por todas do que se trata a diferença entre armazenagem e estocagem e fique atento para entender do que, de fato, se tratam esses termos!

O que é armazenagem?

Antes de entender a diferença entre armazenagem e estocagem, é importante conhecer ambos os termos.

A armazenagem pode ser definida como o armazenamento de produtos prontos, ela é fundamental para os mais variados processos logísticos dentro da cadeia de suprimentos.

Por isso que está diretamente ligada ao sucesso de processos, entre eles a distribuição que precisa de grande agilidade e qualidade para que os clientes tenham suas entregas em mãos na hora esperada.

A armazenagem serve para que produtos fiquem em segurança e guardados adequadamente durante processos logísticos. Inclusive, é uma área da logística que precisa de muita atenção e profissionais experientes e capacitados para gerir.

O que é estocagem?

Já a estocagem pode ser entendida como o ato de guardar matérias-primas, ou seja, algumas etapas antes da armazenagem, já que os produtos ainda não estão prontos.

Muitas vezes, a estocagem lida com insumos, produtos semiacabados e alguns finalizados em raros casos.

Em empresas com operação maior existem diferentes estoques, inclusive esses dois que citamos, por isso, torna-se ainda mais importante entender a diferença entre armazenagem e estocagem.

Qual a diferença entre armazenagem e estocagem?

Agora que você sabe o que é cada termo, deve estar mais fácil entender a diferença entre armazenagem e estocagem, mas para ajudar ainda mais nisso, separamos algumas características únicas que definem cada termo.

O conceito de armazenagem é mais amplo, inclusive envolve em alguns momentos a estocagem, é mais dinâmico e exige diversas operações, entre elas cálculo de custos, movimentação e transporte dos itens, inventários e gestão.

Esse termo se diferencia bastante também no quesito de que se trata de uma guarda temporária até a hora da distribuição chegar, assim como tem relação direta com outros departamentos, como almoxarifados e centros de distribuição.

Sendo assim, tem um ciclo operacional claro e pode ser entendido de forma mais objetiva.

A estocagem, por sua vez, é um conceito mais específico e menos dinâmico, já que é a guarda permanente de matérias-primas e produtos.

De modo geral, sempre ao falar sobre estocagem se estará direcionando ao estoque.

Além disso, tem mais relação com setores como fluxo de caixa, fornecedores, estratégias de vendas e marketing.

É importante lembrar que a estocagem é igualmente importante do que a armazenagem, mas, em regra geral, é menos complexa.

Interessante entender sobre a diferença entre armazenagem e estocagem, não é mesmo? Aproveite para continuar por aqui e ler também sobre erros logísticos que podem fazer você perder dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *