* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como empresas de logística podem driblar desafios do período de alta demanda

Como empresas de logística podem driblar desafios do período de alta demanda?

Principalmente épocas como Black Friday, Natal e até mesmo outras datas importantes para o comércio, geram a famosa alta demanda, o que pode ser uma grande amiga do lucro.

No entanto, o aumento brusco e sensível para a empresa pode causar desafios variados, principalmente na logística, pois é necessário ter uma boa gestão de estoque, transporte, compras e até mesmo vendas para atender esse crescimento acelerado.

Ações variadas, que envolvem aumentar a quantidade de colaboradores em determinadas épocas do ano, assim como contratar empreendimentos de logística para auxiliar nas entregas, fazem toda a diferença.

Infelizmente, nem todos os gestores sabem o que preparar quando o assunto são os desafios da alta demanda e acabam perdendo oportunidades e até mesmo clientes que poderiam se fidelizar.

Pensando nisso, trouxemos os principais desafios logísticos que ocorrem quando há alta demanda e o que pode ser feito para serem contornados de maneira inteligente e rápida. Confira.

Desafios logísticos em períodos de alta demanda

A logística faz parte de todas empresas, mas naquelas que trabalham com entregas de produtos, como as lojas online, por exemplo, a sua importância torna-se ainda maior, de forma que ela não pode ser esquecida.

O que fazer então ao enfrentar desafios que podem colocar muitas operações em risco? Veja o que preparamos.

Gestão das transportadoras

Quando existe o aumento da demanda, pode ser necessário dar uma atenção ao setor de transporte e contar com mais opções para ajudar nas entregas. Nesse setor, a dica é antecipar-se perante problemas que podem acontecer.

Entre os maiores desafios que envolvem transporte está a quantidade de frota, e possíveis pausas que podem atrapalhar todo o processo logístico.

Sendo assim, é necessária a manutenção para evitar paradas de processamento da área logística, realizar plantões de atendimento e ter atenção constante para evitar gargalos na produção. 

Segurança no frete

Problemas de atrasos nas entregas, furtos, roubos de carga e falta de rastreamento em tempo real, além de comunicação ineficiente, podem tornar os fretes menos seguros e passíveis de reclamações com os clientes acostumados com o rastreio.

Softwares integrados que permitem geolocalização em tempo real, assim como ferramentas de comunicação entre caminhoneiros e empresa, resolvem esses problemas rapidamente, além de ser muito mais seguro, pois conseguem recuperar cargas roubadas.

Essas tecnologias também trazem benefícios, como aumento da credibilidade da organização, já que é uma realidade conseguir acompanhar suas entregas nos sites de transportadoras apenas com um código.

Rapidez na entrega

Para que os produtos cheguem no prazo previsto, é preciso garantir que todo o sistema funcione corretamente, seja com a gestão das transportadoras, o investimento em segurança e, claro, a previsão de demanda.

Isso não significa apenas aumentar a produção ou comprar mais insumos, mas também contratar mais pessoas, mesmo que temporariamente, e investir no treinamento, para elas poderem atuar perfeitamente.

Por falar nisso, já pensou em como procurará ajuda em meio a um aumento tão rápido de demanda? Muitas organizações escolhem empresas de transporte que permitem cotações em tempo real, como a CARGOBR.

Conte com a CARGOBR!

Por falar em contar com ajuda especializada, que tal conhecer a CARGOBR? Atuando em todo o Brasil, centenas de empresas confiam suas mercadorias a nós, que garantimos transporte de qualidade, rápido e seguro, chegando da melhor forma.

Desde os menores envios até os maiores pacotes, todos serão entregues pelos nossos contratados. Por falar nisso, você pode fazer cotações com diversas parceiras em nosso site e escolher a que melhor atende sua necessidade. Esperamos por você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *