* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
FIFO

Afinal, o que significa FIFO?

Muita gente acha que os trabalhos desenvolvidos nos depósitos consiste em simplesmente armazenar caixas de uma maneira organizada e atender aos pedidos na medida que eles chegam.

Acontece que, nesse contexto, existem muitas outras atividades que exigem organização, concentração e disciplina.

Portanto, o profissional de logística precisa estar capacitado a entender todo o processo de estocagem e logística para que tudo funcione adequadamente.

O FIFO é um desses processos indispensáveis para quem atua nessa área.

Nesse post você vai saber mais o que é o FIFO, sistema usado para organizar estoques em armazéns, continue lendo!

O que é FIFO?

FIFO é a sigla em inglês para First in First out que, em português, significa primeiro que entra, primeiro que sai.

Isso porque a imensa maioria dos produtos possui uma data de validade, o que obriga aos lojistas uma atenção redobrada para poderem comercializá-los antes do vencimento.

Logo, o sistema de armazenagem e controle precisa estar adequado para que os produtos que estão estocados a mais tempo, sejam os primeiros a serem liberados para venda.

Caso isso não seja observado, o risco na perda do produto é grande e o prejuízo é certo.

O sistema FIFO atende exatamente essa necessidade.

Por que usar o sistema FIFO?

Além de evitar que produtos passem da data de validade nas prateleiras do depósito, existem ainda outros motivos importantes que o sistema FIFO oferece:

Agilidade

A metodologia FIFO é um facilitador para os processos de entrada, saída e separação dos produtos a serem enviados aos locais de destino. Agilidade e simplicidade fazem parte do sistema.

Produtos perecíveis

Possibilidade de melhora e controle no manuseio de produtos perecíveis, evitando a remessa de material que está fora da data de validade ou estragado e diminuindo expressivamente o desperdício.

Lucratividade

A partir da organização proporcionada pelo FIFO, onde existem prioridades na entrada e saída dos produtos, o estoque tende a ser menor, pois, ocorre a eliminação do desperdício e o fluxo se torna mais rápido no giro das mercadorias, o que acaba resultando em lucro.

Uniformidade

Sendo um sistema utilizado pela imensa maioria das empresas de logística, atacados e varejo, a implantação do FIFO uniformiza a empresa ao mercado. As estratégias e políticas adotadas na área facilitam a operação com fornecedores, clientes e transportadoras.

Controles

Também em função da sua ampla utilização, os sistemas de gestão normalmente estão prontos para atender aos processos do FIFO, o que facilita a implantação e operação dos controles organizacionais.

Redução de erros

O sistema FIFO, certamente, contribui para a redução dos erros, tanto na entrada e estocagem da mercadoria, quanto na separação dos produtos e pedidos e sua expedição, uma vez que a metodologia está preparada para lidar com todas essas tarefas.

Precificação

Como o fluxo das mercadorias ocorrem em curto período, uma vez que o sistema oferece essa condição, o trabalho de precificação é facilitado, onde desequilíbrios entre os custos de entrada e preços de saída são facilmente resolvidos.

Diante de tantas vantagens e características, fica fácil de deduzir que o sistema FIFO é o mais utilizado em todo o mundo em função dos benefícios que traz aos seus usuários.

Esse post foi desenvolvido pela CARGOBR no intuito de colaborar com sua empresa e seu negócio, especialmente se ainda a área de logística é um desafio para sua organização.

Aproveite e não deixe de reduzir seus custos de transportes, orçando fretes em tempo real com centenas de transportadoras em todo país, e obtendo o melhores preços e em uma única plataforma. Conheça aqui!

One thought to “Afinal, o que significa FIFO?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *