* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Achei uma boa transportadora, e agora?

Procurando transportadora?

Procurar um serviço de transporte ou oportunidade de frete para sua carga se tornou uma tarefa relativamente fácil com o uso da web para buscas especializadas nesse segmento. Sites de busca de fretes como a Cargobr possuem diversas transportadoras em seus cadastros, que têm condições de fazer propostas para todo e qualquer cliente que poste uma necessidade de transporte, em busca de cotações. Mas você, como cliente, acaba de encontrar uma transportadora que possui uma ótima cotação, tem renome e tradição no mercado e opera tradicionalmente na rota que você deseja. Tudo certo… mas e agora, o que mais você tem de fazer?

Além de tratar tudo certinho com seu novo fornecedor, há alguns passos que você não pode deixar de cumprir para tudo saia nos conformes.

Documentação

Certifique-se de que toda a documentação que deve acompanhar o seu produto ou remessa encontra-se de acordo com as normas vigentes e esteja em poder da transportadora na hora de realizar a carga – embora parte da papelada seja de responsabilidade da empresa que fará o transporte, alguma documentação é exigida do proprietário da carga. Na dúvida, faça uma checagem com o prestador de serviços, a empresa de frete online (de preferência a Cargobr) e também seu contador.

Embalagens

Em alguns casos, mesmo que a transportadora tenha todo o cuidado do mundo, danos ou perdas podem ocorrer. Entretanto, você mesmo pode minimizar essas possibilidades, utilizando a embalagem adequada e tendo alguns cuidados dependendo do tipo de remessa que será feita. Cheque suas embalagens para ver se os produtos estão bem acondicionados, lacrados e se não podem balançar ou se chocar durante o transporte. Utilize sempre as embalagens adequadas para cada tipo de produto, evitando “acochambrações”, enfiando mais produtos do que é permitido, excedendo limites de peso e dimensões e exigindo da transportadora o respeito ao coeficiente de empilhamento de cada carga.

Prazos

Para exigir o cumprimento de prazos por parte da transportadora, você também precisa cumprir os seus. As mercadorias a serem retiradas devem sempre estar disponíveis na hora e local definidos no acordo fechado, dispostas de maneira que possam ser rapidamente retiradas ou embarcadas e sem problemas ou atrasos na documentação e em sua liberação. As transportadoras têm obrigações, mas caso você esteja ciente de condições que possam gerar atrasos e demora – congestionamentos, filas em portos, problemas alfandegários – avise. Afinal, você é quem tem o maior interesse em que a carga chegue a seu destino depressa.

Monitoramento

Antes de qualquer coisa – não se trata de desconfiança e sim de profissionalismo. Como cliente, você precisa ter ciência da localização da carga e do andamento do serviço de transporte até a chegada ao destino final. Acompanhe com frequência a movimentação e exija da transportadora o compartilhamento de informações precisas e objetivas sobre a carga – aliás, no caso da CARGOBR, você tem também uma ajudinha extra do seu serviço de busca online de fretes. E, no final, se tudo correr bem, guarde os dados da transportadora – é mais um bom fornecedor para você transformar em parceiro amanhã.

banner

2 thoughts to “Achei uma boa transportadora, e agora?”

    1. Obrigado pelo comentário José Maria. Nosso objetivo principal é atender bem nossos clientes.
      Equipe CARGOBR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *