* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Acessórios para caminhão: quais os proibidos?

Acessórios para caminhão: quais os proibidos?

Sabia que existem alguns acessórios para caminhão que são proibidos? Apesar de parecer novidade para algumas pessoas, existem motivos importantes por trás disso.

Assim como devemos ter cautela no trânsito e focar na direção defensiva, é necessário se atentar com o veículo em si, cuidando para que itens essenciais, como os faróis, vidros, molas e demais, estejam em ordem e sem qualquer adulteração.

Inclusive, sabia que as lanternas e faróis seguem rígidas normas de segurança e regulamentação? Isso acontece porque caso sejam mais brilhantes podem cegar momentaneamente outras pessoas, causando graves acidentes.

Muitos caminhoneiros, com a intenção de se sentirem mais seguros, algumas vezes fazem mudanças e compram acessórios para caminhão que, na verdade, não são regulamentados e podem causar o oposto, colocando eles e outras pessoas em risco.

Além disso, o uso desses acessórios inapropriados podem causar multas e demais penalizações que podem colocar em risco o trabalho e a carreira dos transportadores, perdendo contratos e, até mesmo, dias de trabalho até regularizar o veículo.

Com a intenção de ajudar você a entender um pouco mais sobre os riscos e quais são os acessórios para caminhões inadequados e proibidos, criamos esse conteúdo. 

Atente-se sobre eles e se tiver algum no veículo, corra para tirá-los!

Quais acessórios para caminhão são proibidos?

Ao falar sobre acessórios proibidos para caminhões, muitos motoristas não entendem porque determinados itens não podem ser usados para incrementar funções do veículo ou, até mesmo, trazer mais segurança para eles.

No entanto, esse tipo de proibição não ocorre apenas com os caminhões, de forma que veículos leves, como carros de passeio e motocicletas, também possuem acessórios que não são permitidos, por causa de normas de segurança e qualidade.

Veja a seguir os quatro itens que podem causar acidentes, multas e uma grande dor de cabeça se estiverem no caminhão:

Faróis de xenon

Apenas os veículos que chegam de fábrica com faróis de LED e de xenon podem circular com esse tipo de iluminação. Caso você mude o tipo de farol do seu caminhão, pode sofrer multas.

Isso acontece porque esse tipo de lâmpada possui um nível de iluminação muito maior do que as de filamento, podendo ofuscar os demais veículos e, até mesmo, cegar momentaneamente um motorista que esteja na direção contrária.

Os faróis que vêm de fábrica não são fracos ou inadequados, são perfeitos e seguros para o seu veículo.

Painéis luminosos

Apesar de não serem tão perigosos quanto os faróis de xenon, painéis luminosos que são geralmente colocados na parte dianteira do caminhão também são proibidos.

Nesse caso, é porque eles podem distrair outros motoristas tanto pelas cores, quanto pela curiosidade de vê-los.

Molas traseiras arqueadas

Alguns motoristas deixam as molas traseiras do caminhão arqueadas, por causa do efeito estético, mas essa alteração pode causar uma série de problemas, como a sobrecarga sobre os eixos dianteiros, além de dificultar a carga e descarga.

Além disso, essas molas arqueadas podem causar acidentes gravíssimos em caso de acidentes, como batidas na região traseira do caminhão. 

Então, se as molas do seu caminhão estiverem assim, mude-as imediatamente.

Películas para vidro mais escuras

De fato, as películas escuras para os vidros do caminhão são grandes aliadas da segurança e do conforto, de forma a diminuir muito a visão de criminosos que estão do lado de fora do veículo. 

No entanto, filmes mais escuros que os previstos em lei podem prejudicar os caminhoneiros, já que durante a noite ficam ainda mais escuros, dificultando a visão do condutor, permitindo, assim, colisões e demais acidentes.

E aí, agora que você sabe dos acessórios proibidos para o seu caminhão, continue por aqui e entenda porque é importante cuidar da sua saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *