* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A importância de acertar a precificação de produto

A importância de acertar a precificação de produto

A precificação de produto é um assunto muito sério que envolve análise e cálculos, afinal, sua empresa precisa cobrar valores adequados e de acordo com os objetivos a que o seu negócio se propõe.

Precificar é o ato que define qual o valor dos produtos e serviços que sua empresa irá cobrar do mercado.

Diferente do que muitos pensam, não basta avaliar o valor da concorrência e praticar um preço parecido, pois sua empresa pode possuir custos que estejam acima de outros empreendimentos e acabar trabalhando com prejuízo.

Também pode deixar de melhorar seus resultados, caso não venha a realizar um estudo aprimorado a respeito do assunto.

Neste post, apresentaremos a importância de acertar a precificação de produto. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

Qual a importância de acertar a precificação de produto?

A importância da precificação de produto está em conhecer exatamente o custo que sua empresa tem para expor determinada mercadoria na gôndola, vitrine ou site de seu empreendimento.

Você até pode, a partir dessa informação, trabalhar sem margem com algum produto ou elevar a lucratividade da operação a partir de alguma oportunidade, mas o fato é que quando é realizada a precificação da maneira correta, sabe-se exatamente o que está sendo feito.

Como fazer isso?

Para acertar na precificação de produto, algumas ações precisam ser tomadas, portanto, prepare-se para fazer contas e buscar informações importantes que precisam ser conhecidas.

De posse da calculadora e com as informações da gestão financeira e contábil em mãos, inicie o trabalho seguindo a seguinte rotina:

Considere todos os custos

Os custos a serem analisados vão muito além do valor pago pelas mercadorias e os impostos que precisarão ser incluídos no preço.

É preciso avaliar todos os custos e despesas que sua empresa possui, como, por exemplo:

  • aluguel,
  • folha de pagamento,
  • luz, água e telefone,
  • sistemas de segurança,
  • contador,
  • armazenamento,
  • fretes.

Todos esses custos precisam ser incrementados de forma proporcional aos produtos e serviços que sua empresa oferece ao mercado, portanto, muito cuidado nesse levantamento de dados.

Avalie seus concorrentes

De posse dos custos, é hora de avaliar a concorrência e verificar como ela trabalha os preços.

Sabendo exatamente o quanto custa para a sua empresa, os produtos e serviços que serão oferecidos ao mercado, é possível desenvolver ações estratégicas para ganhar competitividade no mercado, trabalhando com margens de lucro menores.

Em outros casos, você perceberá que pode incrementar a sua margem e trabalhar com maior lucratividade.

Calcule uma margem de lucro

Por fim, é importante adotar uma margem de lucro para as operações que servirão sempre como base para a precificação.

Essas podem variar de acordo com o tipo de produto ou serviço prestado, portanto, será necessário desenvolver uma política comercial, onde é fundamental encontrar o preço ideal para cada mercadoria.

É importante lembrar que a precificação de produto precisa ser constantemente avaliada, pois se deve considerar os fatores externos que acabam refletindo no mercado e nos preços.

Como se observa, para se alcançar sucesso é preciso estar sempre atento às ofertas, oportunidades e novidades que diariamente chegam ao mercado, portanto, esse assunto é muito mais importante do que a maioria dos empreendedores imagina.

Agora que você conhece mais sobre, leia nosso post que traz detalhes a respeito dos fatores que interferem no valor do frete!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *