* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Acabe com as principais dúvidas sobre frete

Acabe com as principais dúvidas sobre frete

Você já ouviu falar em transporte de carga ou simplesmente frete. Mas, na prática, sabe exatamente o que é e como funciona? Para desvendar os mistérios desse serviço tão importante dedicamos este texto especialmente a você.

1. Qual a diferença entre carga fechada e carga fracionada?

Carga dedicada ou fechada é aquela que lota o caminhão com pertences de um único remetente a ser entregue para o mesmo destinatário.

Já a carga fracionada é caracterizada por conter mercadorias de vários remetentes e destinatários.

2. Quais as etapas do transporte de cargas?

O processo do transporte é complexo e composto de muitas fases. Vamos conhecer as mais importantes.

2.1 – Coleta dos materiais

Retirada das mercadorias no local de origem, juntamente com a nota fiscal – cuja emissão e dados são de responsabilidade da empresa contratante. A carga pode ser levada diretamente para o destinatário ou para a transportadora, onde se juntará a outros carregamentos para serem consolidados e preparados para viagens mais longas.

2.2 – Transporte

Trata-se do deslocamento da carga do local de origem até o destino final. Para diminuir a possibilidade de perdas durante o transporte, as prestadoras deste tipo de serviço costumam usar softwares que acompanham entrada e saídas de mercadorias, monitoramento de carga, entre outros recursos.

2.3 – Entrega da carga

Nesta etapa o produto pode ir direto do caminhão para o consumidor final ou chegar em locais de concentração de cargas para distribuição em veículos menores. O essencial é que ele chegue intacto e o cliente fique satisfeito!

3. Como é definido o valor do frete?

O cálculo do frete inclui tributos como ICMS e pedágios, mas também se baseia em outras variáveis.

3.1 – Peso

Definido com a relação entre o peso bruto e o peso cubado da carga, prevalecendo o maior valor entre os dois. Ou seja, se o espaço utilizado pela carga for maior que o seu peso, o custo será cobrado a partir do espaço ocupado no caminhão.

3.2 – Valor

Baseado no que é informado na nota fiscal. Quanto mais valiosa a carga, maiores os riscos, sendo necessárias providências como escolta, o que encarece o frete.

3.3 – Distância

Quanto maior for o percurso percorrido, mais alto será o custo do transporte – em função, principalmente, do combustível e do desgaste de peças do veículo.

3.4 – Taxas

Algumas transportadoras cobram taxas como dificuldade de entrega (difícil acesso ou local perigoso), de reentrega (no caso do cliente estar ausente e precisar retornar), entre outras. Isso precisa ser verificado no momento da contratação.

4. Como embalar os produtos a serem transportados?

Cargas embaladas inadequadamente são as principais causas de avarias nos produtos. Alguns cuidados precisam ser tomados para garantir que eles cheguem perfeitos em seu destino.

4.1- Proteja cada item individualmente

Abuse de plástico bolha ou de isopor, papelão e até mesmo tecidos macios para proteger as peças.

4.2- Escolha as caixas adequadas

Caixas de papelão podem ser amassadas durante o transporte, portanto, se o produto for sensível, o ideal é usar caixas rígidas.

4.3- Sinalize a fragilidade da carga

Garanta que qualquer pessoa que tiver contato com o material tenha consciência dos cuidados a serem tomados.

4.4- Acomode a carga adequadamente

A carga precisa estar firme, evitando deslizar pelo caminhão causando estragos. E sempre que produtos forem removidos, é preciso reorganizar a carga que restou dentro do caminhão.

Você notou que muito detalhes envolvem os serviços de transporte de carga, sendo necessária uma boa pesquisa antes de definir qual empresa fará o frete de suas mercadorias.

Contar com especialistas em logística facilitará demais esse processo, dando maior segurança e garantindo o melhor preço. Você está buscando um parceiro nessa área? A CARGOBR terá grande satisfação em ajudar.

One thought to “Acabe com as principais dúvidas sobre frete”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *