* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A importância da gestão de fretes

A importância da gestão de fretes

Você sabe o que é gestão de fretes e sua importância nos resultados da empresa?

Gerenciar e acompanhar as entregas não significa apenas contratar uma transportadora e despachar a mercadoria para o cliente.

São muitos os processos que envolvem essa gestão, a começar pela cotação e estendendo-se até a efetiva entrega dos produtos, onde a satisfação do cliente é o grande objetivo a ser alcançado.

Uma pesquisa realizada pelo site Opinion Box, chamada Experiência do Consumidor Brasileiro, mostrou que dentre os três principais fatores considerados como positivos pelo cliente, dois envolvem a área de logística, são eles:

  1. 52% – frete grátis,
  2. 25% – descrição completa do produto em texto,
  3. 25% – entrega mais rápida.

Neste post, apresentaremos a gestão de fretes e a sua importância na decisão de compra e satisfação dos clientes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é gestão de fretes?

Gestão de fretes é o ato de gerenciar todo o processo que envolve o transporte das mercadorias de uma empresa.

Basicamente, todas as ações desse gerenciamento tem dois objetivos:

A situação não é nada fácil para se atingir essas duas metas, pois, como se observa na pesquisa, os clientes desejam a isenção do frete e maior agilidade na entrega.

O que fazer para atender essas expectativas e diminuir os custos de transporte?

A boa gestão de fretes

A única maneira de se conseguir atender a essas duas demandas é desenvolver uma gestão de fretes de qualidade. Para isso é necessário:

Criar uma política para isenção do valor

Uma das saídas, que pode colaborar com o aumento do ticket médio das compras, é a criação de uma política que estabeleça um valor mínimo do pedido para que o cliente tenha a isenção do frete.

Ou seja, compras a partir de X Reais, não se paga o transporte. 

Para isso, é preciso trabalhar com cuidado as tabelas de custos e achar o ponto ideal para se poder oferecer esse benefício.

Diminuir os custos do frete sem prejuízo a qualidade da entrega

Caso a primeira opção seja inviável, é importante buscar transportes de qualidade, que ofereçam preços mais atraentes, no entanto, sem precisar criar um setor de cotações de fretes e aumentar os custos operacionais para atender a essa necessidade.

Contar com transportadoras que atendem as expectativas de tempo de entrega

Além dos valores, é fundamental que as transportadoras contratadas atendam as expectativas do mercado com relação ao tempo de entrega, portanto, você precisa se cercar de empresas capacitadas para atender a essa demanda.

Medir e controlar os processos de entrega

É fundamental que sejam disponibilizadas, pela empresa de transporte, ferramentas que permitam o controle das entregas, oferecendo também ao seu cliente essa possibilidade.

Essa ação permite o acompanhamento da qualidade dos envios e oferece ao cliente um serviço agregado do controle do seu pedido, o que é sempre muito bem-visto pelo mercado.

Como e onde localizar essas possibilidades?

A gestão de fretes fica facilitada quando sua empresa conta com especialistas no assunto.

Usar a plataforma de cotação de fretes da CARGOBR, possibilita que você encontre as melhores transportadoras do país, oferecendo preços competitivos e alta qualidade nos serviços.

Além disso, as cotações são rápidas e realizadas pela internet, onde em minutos sua empresa recebe propostas e escolhe aquela que melhor atende às necessidades.

A plataforma oferece também o rastreamento das mercadorias, ou seja, é possível acompanhar todos os passos do pedido em tempo real, desde a coleta até a entrega dos produtos, o que colabora nos controles e na busca de melhoria dos processos.

Se você ainda não conhece essa possibilidade, experimente a plataforma da CARGOBR e saiba como resolver a gestão de fretes da sua empresa, utilizando a tecnologia a seu favor e contando com transportadoras de alta qualidade.

Acesse agora nossa plataforma e faça um teste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *