* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Entenda a relação entre a gestão de entregas e satisfação do consumidor

Entenda a relação entre a gestão de entregas e satisfação do consumidor

Dentro dos serviços de logística, diversos pontos estão diretamente relacionados com a satisfação do cliente, entre eles a gestão de entregas.

Principalmente para os donos de e-commerces que lidam com centenas de pedidos, entregas, trocas, armazenamento, criação de rotas e demais atividades logísticas, é fundamental entregar um serviço de qualidade, para que os clientes fiquem felizes.

Muito mais do que o pedido ter um bom preço ou o frete ser barato perante a concorrência, os seus clientes esperam uma experiência completa, que envolve uma gestão de entregas eficiente, evitando atrasos, avarias nos pedidos e até mesmo extravios.

Principalmente por causa da COVID-19, onde o comércio eletrônico alcançou a sua maior popularidade perante o mundo e a concorrência tornou-se ainda mais forte, já que só em 2020 mais de 288 mil lojas online nasceram, por isso se tornar excelente é uma necessidade.

Com tantas opções fáceis de encontrar, facilidades no pagamento, opções de entregas de diferentes empresas de logística e a grande variedade de produtos, os usuários não pensam duas vezes antes de abandonar o seu site e optar pelo concorrente.

Por isso, mesmo que para alguns gestores a logística seja apenas um detalhe, é fundamental se atentar a ela e aos seus processos, bem como os dados do mercado para entregar serviços de qualidade, que por sua vez encantam os clientes.

Entenda mais neste post sobre a gestão de entregas e porque ela é tão importante tanto para a logística quanto para a satisfação da sua carteira de clientes.

No que consiste uma gestão de entregas?

Antes de entender qual a relação desse tipo de gestão com o cliente final, é preciso entender exatamente do que se trata.

A gestão de entregas nada mais é que o gerenciamento de todos os processos que envolvem o transporte e movimentação de cargas e mercadorias da sua organização.

Dentre as dezenas de atribuições desse setor, podemos citar o planejamento de rotas, controle de estoque, monitoramento de frotas e cargas, definição dos veículos a serem usados e a ordem de coleta, rastreamento e controle de qualidade.

Sendo assim, é obrigação da gestão se atentar a fatores como segurança, prazo de entrega, reclamações de clientes, estado geral dos produtos e até mesmo do armazenamento antes de chegar na casa das pessoas.

Perceba que muito mais do que a questão burocrática que envolve os documentos e a separação de itens, a gestão de entregas é, na verdade, um dos principais pilares para que as entregas cheguem perfeitas, de acordo com o pedido dos usuários.

Qual a relação entre a gestão de entregas e satisfação do consumidor?

Mesmo que a logística interna de uma empresa pareça estar longe do consumidor final, a verdade é que está muito próxima, já que ela envolve a última etapa de um pedido feito, já que o entrega nas mãos dos clientes da empresa.

A gestão de entregas, principalmente nos dias de hoje, conta com sistemas inteligentes e integrados que permitem a análise em tempo real dos dados, insights para as melhores tomadas de decisão, bem como os pontos que precisam de melhorias.

Em questão de segundos é possível saber onde está a carga do cliente, qual o seu caminho e a previsão de chegada. Assim, também é possível entregar um serviço de rastreamento de qualidade, que tranquiliza o usuário, bem como o mantém informado o tempo todo.

Além disso, caso haja algum problema como acidente, trânsito ou problemas com o caminhão, a central logística pode identificar quais pedidos irão sofrer atrasos e informar prontamente os clientes que estão aguardando.

Como manter a satisfação do consumidor?

Desde aquele cliente que comprou uma única vez até o verdadeiro fã da organização precisam ter um tratamento contínuo, que começa tanto antes da entrega quanto depois.

Para manter a satisfação do consumidor, é fundamental trabalhar com excelência, respeitando prazos, enviando dados de rastreio das entregas e um suporte de qualidade.

Além disso, usar a tecnologia ao seu favor para ter informações ricas em tempo real é uma ferramenta importante tanto para a gestão de entregas, quanto para a satisfação do consumidor.

Hoje em dia, os clientes esperam das empresas um atendimento rápido, respostas imediatas e, claro, o maior profissionalismo possível.

E aí, como está a gestão de entregas da sua empresa? Aproveite para cotar agora mesmo os seus fretes com a nossa plataforma inteligente que permite uma série de facilidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *