* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Documentos importantes para o transporte de cargas

Documentos para o transporte de cargas: conheça os principais!

Já parou para pensar quais são os documentos para o transporte de cargas necessários para que a logística possa trabalhar? Eles são essenciais para toda a cadeia.

De fato, quando o assunto é esse, muitos empreendedores e gestores dos mais variados setores se preocupam primeiramente com a gestão do estoque e envios, deixando o controle burocrático em segundo plano, o que é um erro.

No entanto, o que parece apenas papelada e burocracia em um primeiro momento, pode virar uma grande dor de cabeça no futuro, de forma a prejudicar as entregas e até mesmo impedir uma gama de operações.

Sendo assim, para garantir a legalidade, segurança e transparência de todas as operações logísticas, principalmente a de movimentação de mercadorias, é preciso se atentar sobre quais são os documentos para o transporte de cargas necessários.

Continue a leitura e saiba quais são eles e entenda porque a CARGOBR pode ser uma grande solução para esse quesito também.

Conheça os principais documentos para o transporte de cargas!

Os documentos para o transporte de carga possuem uma grande importância, principalmente para mostrar que aquelas mercadorias estão sendo movimentadas conforme a lei e seguindo as normas vigentes de peso e outras obrigações.

Veja a seguir quais são e o que cada um significa no contexto logístico.

Carta Frete Eletrônica

Mais chamada de CF-e, trata-se de um documento validado eletronicamente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cujo foco é provar que houve o pagamento da transportadora para o motorista realizar a movimentação.

Essa informação é obrigatória e em casos de empresas que possuem no máximo três caminhões deve ser feito o pagamento em cartão próprio ou em conta bancária específica.

Conhecimento de Transporte Eletrônico

Apesar de as siglas serem muito semelhantes, o CT-e é bem diferente do CF-e. O Conhecimento de Transporte Eletrônico tem como fim registrar, com valor fiscal, as prestações de serviço da movimentação das cargas realizadas no país.

Ele é um documento digital, que deve ser emitido por sistemas específicos e inclusive é obrigatório independente do tipo de meio usado, seja aéreo, rodoviário ou outros modais.

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica

Provavelmente, esse seja um dos documentos para o transporte de cargas mais famoso. É mais conhecido por DANFE.

Apesar de parecer diferente e difícil de ser conseguido, o DANFE nada mais é que a versão impressa da nota fiscal eletrônica, para permitir seu acesso a qualquer momento.

O DANFE também tem outra importância muito grande, serve para provar que a mercadoria chegou ao seu destino, facilitando o trabalho das transportadoras.

Inclusive, diferente de outros documentos, este tem sua emissão feita pela secretaria de fazenda do estado, onde a empresa de logística tem sua matriz.

Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal eletrônica é uma prova da comercialização de itens e tem a validação feita por uma assinatura digital do emissor e da Secretaria de Fazenda.

Ela é a nova face da comercialização e da logística, pois é substituta de uma grande quantidade de documentos físicos e formulários para as empresas que comercializam produtos variados.

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

Mais conhecido por MDF-e, é outro da lista de documentos obrigatórios sendo exigido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ).

Ele facilita a fiscalização de transportes de cargas em todo o Brasil. Ele reúne todos os CTes e NFes de um estado, além de facilitar vistorias diversas.

Na CARGOBR é tudo mais fácil!

Interessante conhecer todos os documentos para o transporte de cargas, não é mesmo? De fato, preocupar-se com eles pode ser burocrático.

Já pensou em contar conosco para isso? Além de ter ao seu dispor uma plataforma inteligente, que permite cotar todos os tipos de envios com alguns cliques, essas cotações podem sair mais barato que os correios, por exemplo.

Acesse nosso site e conheça a nossa forma de trabalhar, que permite dezenas de itens serem transportados por todo o Brasil com segurança, tecnologia e transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *