* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Impacto da logística na conversão nos marketplaces

Impacto da logística na conversão nos marketplaces

O impacto da logística é comprovado. É ela que define pelo fechamento ou não de um negócio no marketplace. 

O valor do frete e a política de devolução de mercadorias são fatores essenciais na hora da conversão.

Segundo o post da E-commerce Brasil, um importante portal voltado a projetos envolvendo o comércio digital, uma pesquisa da empresa holandesa KPGM trouxe informações relevantes para o setor logístico com relação aos negócios que ocorrem nos marketplaces.

Dentre os entrevistados, 75% disseram que a política de devolução de mercadorias é um fator decisivo para o fechamento de suas compras.

Outra pesquisa importante realizada pela UPS, empresa norte-americana de logística com atuação mundial, traz números impressionantes que apresenta os fatores que mais influenciam o comprador no momento de fechar o negócio, sendo eles:

  • 79% – detalhes dos produtos,
  • 43% – preço dos produtos,
  • 43% – custo do frete.

Nesse post vamos discorrer sobre esses índices e a atenção que as empresas de e-commerce precisam dedicar para que o impacto da logística em seus negócios sejam positivos. Continue lendo e confira!

A logística no e-commerce

Um ditado diz que contra números não há argumentos. A logística no e-commerce apresenta dados que precisam ser analisados e trabalhados.

Observando a pesquisa realizada pela UPS, nota-se que o custo do frete é tão importante para o cliente que utiliza o marketplace para realizar suas compras, quanto o próprio valor do produto.

Isso demonstra o impacto da logística na conversão dos negócios e a necessidade das empresas na busca de alternativas para sanar esses problemas e aumentar suas vendas.

Se 75% dos clientes analisam e consideram de forma relevante a política de devolução de mercadorias na hora de comprar constata-se que ainda existe certo grau de desconfiança em relação aos negócios realizados pela internet.

Isso demonstra que os e-commerces precisam ser transparentes nos esclarecimentos e nas regras para devolução de mercadorias, que fazem parte da política de logística reversa.

O que fazer para que o impacto da logística seja positivo?

O que parece assustador à primeira vista pode se transformar em uma excelente oportunidade para que o seu negócio se apresente de forma diferenciada quando o assunto é logística.

Dois aspectos precisam ser considerados para estar bem posicionado nos itens levantados:

Definição de política de devolução de mercadorias

O primeiro passo é definir uma boa política de devolução de mercadorias, onde todas as regras estejam claras e transparentes, atendendo aos seguintes itens:

  • cumprimento integral do código de defesa do consumidor,
  • clareza das regras estabelecidas para a devolução ou troca dos produtos,
  • facilidades para atender as necessidades do cliente,
  • oferecimento de diversos canais de comunicação com o público,
  • após o processo de troca, realizar contato para verificar se o cliente está satisfeito. 

Não adianta tentar esconder tais informações, tudo deve estar claro e exposto no site, para que o cliente tenha absoluta confiança na sua empresa, portanto, esteja disposto a cumprir com a legislação e atender aos direitos do consumidor.

Buscar alternativas para diminuir os custos com frete

O outro ponto importante para que o impacto da logística na conversão nos marketplaces seja favorável ao seu negócio é buscar por alternativas nos preços do frete.

A melhor opção é utilizar plataformas de cotação de fretes, onde dezenas de transportadoras de qualidade estão a disposição e apresentam cotações a partir de uma única consulta.

Isso significa, que independente do local em que seu pedido tiver que ser entregue, tudo é realizado em uma única plataforma, onde serviços de transportes homologados e credenciados estarão à sua disposição, garantindo:

  • preços de frete abaixo do cobrado pelo mercado,
  • qualidade nos serviços de transporte e entrega,
  • disponibilidade de monitoramento dos pedidos via internet.

A partir dessas duas ações, seu e-commerce passa a ser visto de outra maneira pelos clientes e seus serviços de logística não serão mais impeditivos para a realização de bons negócios.

Agora que você já conhece o impacto da logística na conversão nos marketplaces, acesse a plataforma de fretes da CARGOBR e conheça nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *