* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
lidar com transportadoras

7 dicas para lidar com transportadoras

Como em todo segmento, na logística existem empresas compromissadas com o cliente e outras nem tanto.

A competência, dedicação e o trabalho sério são qualidades que precisam pertencer a todos os fornecedores da sua empresa.

Para encontrar transportadoras de qualidade e assegurar a fidelização do cliente, é preciso tomar alguns cuidados na contratação dos serviços de transporte, o que nem sempre é fácil.

Após esse esforço, em localizar uma boa transportadora, é importante que o relacionamento se mantenha também em alto nível, o que, às vezes, se perde em função de detalhes que poderiam ter sido evitados.

Esse post apresenta 7 dicas que precisam ser observadas para um relacionamento profissional, transparente e de confiança com as transportadoras. Continue lendo e confira!

Como lidar com transportadoras?

O melhor caminho para lidar com transportadoras é desenvolver um relacionamento de forma profissional, onde direitos e deveres fiquem claros para ambas as partes.

Para que isso aconteça, é necessário que algumas ações sejam tomadas, evitando desentendimentos e desculpas, como a tradicional “eu não havia entendido”.

Algumas ações são importantes para que em qualquer desalinho de conduta fique fácil o entendimento e esclarecimento entre as partes, as principais delas são:

Formalize o relacionamento através de um contrato

A formalização de um contrato com as transportadoras que atendem as operações de transporte de sua empresa é uma excelente ferramenta que estabelece regras a respeito dos trabalhos a serem desenvolvidos.

Esse contrato, além de conter os objetivos dos serviços a serem prestados, deve apresentar também:

  • Alocação de recursos para a prestação dos serviços – onde a transportadora informa sua estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos (frota, apoio logístico, etc);
  • Atendimento – estabelecimento de horários, tempo de resposta e os canais responsáveis pelo relacionamento com sua empresa.
  • Multas – estabelecer valores compensatórios nos casos de quebra de contrato e prejuízos inerentes aos problemas causados pela transportadora.

Organização nos processos e integração com a transportadora

É importante desenvolver um cronograma específico para cada transportadora, com o plano de remessa e recebimento de mercadorias, nas quais estarão sob sua responsabilidade.

Essa ação, onde as informações são antecipadas, demonstra organização e também as expectativas que sua empresa tem a respeito das tarefas a serem realizadas pela transportadora.

Pesquisa e verificação de oportunidades

É muito importante que sua empresa verifique constantemente novas possibilidades de transportes, uma vez que o mercado é dinâmico e mudanças ocorrem.

Não deixe de buscar novas oportunidade e esteja sempre atento a valores, qualidade nos serviços e ofertas do mercado.

A melhor opção para isso é a utilização da plataforma da CARGOBR que possibilita instantaneamente cotações e apresenta as melhores opções do mercado para transportes em todo o país.

Negociações vantajosas para os dois lados

É importante estar em constante negociação com as transportadoras, uma vez que a lei de oferta e procura interfere nos preços do frete, além de novas situações que ocorrem na sua empresa e que podem modificar as condições das negociações.

Buscar acordos que envolvam menores custos e exclusividade em determinadas rotas ou regiões, pode ser interessante. 

Comunicação e interação com as transportadoras

É importante que exista um canal de comunicação com os prestadores de serviços de transporte, onde os problemas possam ser apresentados e o retorno aconteça, em tempo hábil, com profissionalismo e responsabilidade.

Documentação atualizada e correta

Trabalhe sempre atendendo à legislação e tenha toda a documentação de seus lotes e cargas em dia.

Exija o mesmo das transportadoras que prestarão serviços a sua empresa.

Os fretes contratados na CARGOBR têm a documentação de produtos, remessas e veículos envolvidos no transporte verificados.

Checagem e verificação de todo o processo 

Antes de enviar os produtos, é importante uma nova checagem em toda a documentação, para verificar se as mercadorias conferem e se as embalagens estão em boas condições.

Muitos problemas são observados e corrigidos na checagem final da carga, o que evita transtornos e retrabalhos.

Se ainda existe alguma dúvida sobre como lidar com transportadoras, fica o convite para conhecer a plataforma da CARGOBR, onde você poderá localizar as melhores opções do mercado em termos de serviços de transporte.

Além dos valores competitivos que a plataforma apresenta, a CARGOBR faz toda a intermediação, o que diminui substancialmente os possíveis problemas de transporte.

Acesse agora mesmo o site e faça uma cotação!

5 thoughts to “7 dicas para lidar com transportadoras”

  1. Estou entrando em contato para informar que já está disponível o Anuário de Empresas Brasileiras 2014.

  2. As transportadoras antes de fechar qualquer contrato,tem que analisar primeiro antes de assumir responsabilidades,se ela tem condições fisicas,tecnologicas e humanas para prestar o serviçoque esta em pauta,outra coisa ver se o contrato que vai assinar esta dentro do seu planejamento,ánalisar quais os seus direitos e deveres para não gerar multas.
    Já o contratante avaliar se a empresa é idonia no mercado se seus profisionais são qualificados para transportar as suas mercadoria,se o seu equipamento caso caminhões são novos,se a empresa não tem muitos processos trabalhista,na hora de fazer o contrato tomar cuidado com as multas para não acarretar probmas futuros,e não ser mal vistos pelo seu cliente final.

    1. Alessandro, obrigado pelo seu comentário. Realmente essa análise é muito importante para ambas as partes. Abraço, equipe CARGOBR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *