parceiro logístico

4 dicas para encontrar um parceiro logístico

A área de logística é um dos maiores desafios para toda empresa.

Grande parte das reclamações dos clientes se refere a problemas dessa ordem, onde a mercadoria atrasou, chegou de forma incompleta, ou ainda apresentou entraves como embalagens danificadas, molhadas e, até mesmo, sem condições de uso.

A partir disso, uma verdadeira epopeia se inicia na busca da resolução dos problemas, onde o cliente precisa ter sua expectativa resolvida, sob pena de não comprar mais de sua empresa e de manchar o nome dela no mercado.

Em seguida, vem a busca pelos responsáveis e as intermináveis discussões e acusações de todos os lados. 

Como resolver esse problema que é fundamental para o sucesso da sua empresa?

A solução é localizar e ter um relacionamento profissional, transparente e de parceria com empresas sérias e comprometidas que desenvolvem esses trabalhos.

Para localizar um parceiro logístico que atenda as necessidades de maneira ágil e profissional e que tenha valores dentro do orçamento, continue lendo esse post e confira 4 dicas que podem ajudar nesse sentido!

Dica 01: Localizar transportadoras por região

Sua empresa, dependendo do mercado em que atua e dos locais onde ficam seus clientes, não conseguirá um único parceiro logístico que atenda a todas as necessidades do seu negócio.

As transportadoras tendem a se especializar no atendimento a determinadas regiões e acabam investindo no território que conhecem e onde conseguem desenvolver um trabalho com mais qualidade.

Até porque os investimentos que essas empresas precisam realizar para atender cada região é alto, pois, precisam de local para armazenamento, equipe de apoio e veículos para distribuição nas cidades.

É importante, então, organizar suas necessidades por regiões e localizar os parceiros que atuam naquela área.

Existem duas maneiras para isso, a primeira é navegar pela internet e buscar as transportadoras de cada região, analisando casos a caso e verificando se elas poderiam atender a sua demanda.

Algumas transportadoras possuem particularidades que podem não atender a necessidade da sua empresa, como, por exemplo, tipo de carga, expectativa de prazo de entrega e outros detalhes que podem inviabilizar a contratação.

Outra maneira bem mais simples, é utilizar a plataforma da CARGOBR para realizar suas cotações.

A própria plataforma fará a verificação das transportadoras que atuam no formato que sua empresa precisa e apontará as opções para atender sua solicitação, apresentando preços, condições, prazos e todas as informações importantes.

Dica 02: Não contrate o parceiro logístico apenas pelo preço

É muito importante que seja considerado todos os fatores que envolvem a prestação de um bom serviço de logística por parte da transportadora.

E isso quer dizer que nem sempre o menor preço é a melhor opção. 

Outros itens como prazo de entrega, infraestrutura, condições de pagamentos, avaliação em sites de reclamações precisam ser verificados para a escolha do seu fornecedor desse serviço.

Nesse sentido, a plataforma da CARGOBR também é uma excelente opção para garantir que as cotações sejam feitas com empresas sérias, que cumpram suas obrigações e atendam à legislação pertinente.

Dica 03: Verifique os serviços extras oferecidos pelo parceiro logístico

Um parceiro logístico precisa, além de cumprir com sua parte no contrato firmado, oferecer alguns serviços extras que são fundamentais para uma boa gestão da área.

É importante saber se o parceiro logístico oferece a possibilidade de acompanhamento do rastreamento da carga ou o monitoramento de transporte.

Esses serviços, que normalmente são disponibilizados pela internet, permitem que você e seu cliente possam acompanhar o processo de transporte das mercadorias.

Qualquer eventualidade com relação ao transporte é possível ser avaliada praticamente em tempo real e medidas podem ser tomadas para a resolução dessa.

Dica 04: Cumpra com suas obrigações

Finalmente a última dica chama todos a responsabilidade, onde o cumprimento das regras estabelecidas precisam acontecer.

Obedeça à legislação, não sonegue informações e cumpra com as obrigações necessárias.

Cobre do parceiro clareza das informações e esteja aberto a entender que, em algumas ocasiões, problemas que fogem ao controle da transportadora irão ocorrer, portanto, nada melhor do que ter um parceiro logístico que atue com transparência.

O relacionamento com o parceiro logístico é a melhor saída para a resolução dos problemas dessa área.

A CARGOBR pode colaborar efetivamente na busca desses parceiros e convida você a acessar a plataforma e fazer cotações online gratuitamente e sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *