* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

4 dicas para atuar no mercado ‘spot’ de carga

4 dicas para atuar no mercado ‘spot’ de carga

Transportadoras e embarcadores que lidam com carga fracionada um dia deixaram de atuar no mercado spot, aquele no qual cada frete é negociado individualmente, para atuarem com contratos. Contudo, em um país grande e complexo como o nosso, contratos muitas vezes não atendiam plenamente ao cliente, ou chegavam a causar prejuízos para transportadoras, especialmente no caso de empresas menores. A internet e o crescimento das entregas para consumidores finais fizeram com que o mercado spot de carga fracionada voltasse com força total, mas muitos ainda têm dúvidas sobre como atuar nele, ou não conseguem competitividade ao fazê-lo.

A CARGOBR separou algumas dicas para você, transportadora ou cliente, que deseja atuar com maior agressividade no segmento de carga fracionada, sem acumular prejuízos e criando mais eficiência em seus processos.

Relações e controle de carga

Ao atuar em um mercado spot, uma empresa precisa ter uma ideia clara de quais são os clientes ou fornecedores mais vantajosos, tanto em termos financeiros como em termos de prazos e eficiência (no caso de transportadoras). Para isso, o ideal é que você estabeleça um controle informatizado com todos os fechamentos e fretes contratados ou vendidos. Assim é possível enxergar com clareza quais as operações deficitárias, buscando substitutos e soluções para esses casos.

Indicadores e métricas

Com todos os fornecedores ou clientes cadastrados e monitorados, é hora de você produzir estatísticas e indicadores que possam proporcionar inteligência à sua atuação no mercado spot de carga. Anote preços, quilometragens, separe por rotas e regiões, crie indicadores de tempos de atraso… uma vez que você disponha de um bom horizonte desses dados, seis meses ou mais, será possível traçar gráficos de tendência e evolução dos preços e grau de eficiência de sua logística.

Relacionamento

Um bom relacionamento é o segredo de uma atuação competente em um mercado pulverizado. Permaneça sempre próximo de seu cliente ou fornecedor, renegociando condições, avaliando possibilidades de negócio, criando parcerias mais abrangentes e até mesmo cobrando prazos – de pagamento ou de entrega. Caso você disponha de tempo, faça visitas periódicas, avaliando o trabalho e fornecendo feedbacks, para que melhorias sejam discutidas para ambas as partes.

Descarte o que não compensa

Por melhor que seja um relacionamento comercial, algumas operações simplesmente criam prejuízos ou não valem a pena. Não perca tempo tentando remediar o irremediável e parta desde o início para uma solução alternativa. Postergar mudanças no meio empresarial significa, necessariamente, postergar prejuízos – o que pode ser fatal para o seu negócio, quer você esteja do lado do transportador ou do lado do cliente no balcão.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *