* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
3PL, 4PL e 5PL na logística

3PL, 4PL e 5PL na logística

Poucas pessoas conhecem o 3PL, 4PL e 5PL na logística. Para compreender o assunto, é necessário saber um pouco sobre a história do setor.

Durante muito tempo, as empresas cuidaram da gestão de seus negócios isoladamente, ou seja, eram as responsáveis por toda a operação envolvendo as diversas áreas do empreendimento, inclusive a logística.

Isso significava que o fabricante era o responsável pela:

  • movimentação,
  • almoxarifados,
  • transporte,
  • entrega das mercadorias.

Com o tempo e a necessidade de voltar o foco e energia para o objetivo principal do empreendimento, as empresas foram permitindo que especialistas pudessem assumir algumas responsabilidades nas operações, o que profissionalizou e melhorou os resultados logísticos.

Neste post apresentamos o 3PL, 4PL e 5Pl na logística. Continue lendo e conheça mais sobre o assunto!

As diferenças do 3PL, 4PL e 5PL na logística?

A melhor forma de se conhecer as diferenças existentes no 3PL, 4PL e 5PL está em compreender como funciona cada uma delas.

É importante, antes das definições, afirmar que os 3 formatos são bastante utilizados e que eles contribuem bastante para os resultados positivos de processos logísticos de muitos empreendimentos. Vamos conhecê-los:

3PL na logística

O 3PL, originário do inglês Third Party Logistics, ocorre quando uma empresa é contratada para desenvolver todas as etapas da operação logística, envolvendo os processos desde o armazenamento até a distribuição dos produtos.

Esses operadores passam a responsabilizar-se pela organização dos itens em seus próprios armazéns, preparar o material para o transporte e realizar o envio das mercadorias.

4PL na logística

O 4PL, sigla de Fourth Party Logistics, é bastante parecido com o 3PL, no entanto, além de toda a operação já mencionada, o operador também cuida do gerenciamento, podendo inclusive realizar a compra de novos produtos.

O processo de terceirização envolve toda a operação, mas normalmente a empresa contratada trabalha com os ativos do cliente.

5PL na logística

Por fim, o 5PL na logística é bastante utilizado pelos e-commerces, tendo por objetivo a diminuição de custos e a melhora dos processos com o emprego da tecnologia.

De modo geral, as empresas 5PL, do inglês Fifth Party Logistics, atuam analisando os trabalhos realizados pelos 3PL ou 4PL, buscando alternativas para aumentar a eficiência.

Esses operadores logísticos observam e modificam operações que envolvem desde o recebimento, armazenamento, chegando a detalhes dos processos que envolvem a última milha nas entregas dos produtos.

O uso da tecnologia a favor do 5PL na logística

O número 5, como não poderia ser diferente, é um avanço com relação aos outros formatos de operação logística, pois envolve a implantação de alta tecnologia, porém não significa necessariamente a melhor opção para o seu empreendimento.

No entanto, o 5PL, mais do que operacionalizar os processos, tem por objetivo promover mudanças e adequações que colaborem nos resultados, garantindo a satisfação do cliente que recebe o produto em sua casa ou empresa.

Para isso, os avanços tecnológicos possibilitam cada vez mais o ganho de velocidade nas operações, a excelência nas atividades logísticas sob todos os aspectos e, o que é melhor, a diminuição dos custos operacionais.

É importante destacar que para cada operação, uma das opções apresentadas possibilita melhores resultados, portanto, é importante um estudo aprimorado a respeito para a definição do modelo ideal para o seu negócio.

Agora que você já conhece mais sobre o 3PL, 4PL e 5PL na logística, continue conosco e leia nosso post que apresenta a integração EDI e o seu papel nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *