* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

WMS – uma ferramenta poderosa para gestão de armazéns!

O WMS te auxilia na gestão do seu armazém

Se você representa ou possui uma empresa de transportes ou distribuição e ainda não ouviu falar em WMS, talvez seja a hora de correr atrás do prejuízo. Os Warehousing Management Systems (WMS) são sistemas modernos e informatizados para o gerenciamento de armazéns e depósitos, cuja prioridade é elevar a produtividade, controlando e monitorando todo o manejo, o pessoal envolvido, reduzindo espaços ocupados e otimizando o uso geral dos recursos de um armazém.

O WMS é hoje o sistema que concentra informações provenientes de todas as movimentações dentro de um centro de distribuição, lançando mão dos diversos periféricos e acessórios usados no segmento: códigos de barras, etiquetas, tags de RFID e outros dispositivos. Alguns dos sistemas mais modernos cruzam inclusive dados provenientes de computadores de bordo, sistemas de rastreamento em veículos e até celulares e smartphones da equipe envolvida.

As razões para implantar um WMS em seus armazéns vão muito além de “se manter à frente da concorrência”. Esses softwares facilitam o trabalho de seus colaboradores, otimizam armazéns e espaços que já estão próximos de sua capacidade e também ampliam lucratividade e fluxo operacional. Dentre as principais vantagens da implantação do WMS, podemos destacar:

  • Racionalização de custos – com toda a operação monitorada e controlada etapa por etapa, é possível identificar com rapidez gargalos, desperdícios de recursos e falhas na rotina, contornando problemas e eliminando custos indesejáveis.
  • Resposta imediata – com todos os dados de movimentação sendo processados em tempo real, qualquer resposta a imprevistos pode ocorrer praticamente de modo instantâneo.
  • Facilidades contábeis – a contabilidade que cerca estoques e centros de distribuição é um verdadeiro pesadelo. Com o uso de softwares de WMS, parte do trabalho é poupado e relatórios mais claros podem ser produzidos para o uso de departamentos financeiros e contábeis.
  • Integração – muitos WMS proporcionam uma fácil integração com sistemas gerais de gestão de empresas, permitindo que seu negócio funcione inteiro na tela de um mesmo computador.

E quanto a mim, cliente?

Bem, se você é um cliente do segmento de distribuição e armazenamento, ou terceiriza seus estoques, é bom que você esteja ciente da importância desses softwares.

Contratar empresas que rodem bons sistemas de WMS significa que você terá acesso a relatórios mais claros e rápidos em relação aos produtos que você mantém sob o controle dessas empresas de logística.

Também é importante que sua equipe de TI esteja ciente do nível e padrões dos softwares adotados pelas transportadoras e centros que você contratou. Alguns softwares mais modernos permitem integrações razoavelmente simples com os sistemas de gestão de sua própria empresa, por isso seus executivos de tecnologia devem acompanhar as negociações e poder opinar na escolha de fornecedores que estejam mais em linha com o perfil tecnológico do seu negócio.

 

One thought to “WMS – uma ferramenta poderosa para gestão de armazéns!”

  1. Preciso saber o valor aproximado para uma gestão de estoque de um nicho de produtos variados desde um colar, xícara ou seja todo o tipo de material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *