* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
RNTRC

Você sabe o que é RNTRC?

Independente se você trabalha diretamente com transportes, com certeza, já observou muitos caminhões e carretas levando a carga de um local para outro.

A grande maioria desses possui um pequeno adesivo nas laterais, normalmente próximo das portas, com uma série de números e a sigla RNTRC.

Você já parou para se perguntar o que exatamente é RNTRC? Ele é um registro muito importante para os veículos de transporte.

Se você quer saber mais a respeito, continue lendo nosso post!

O que é RNTRC?

O RNTRC é uma sigla para Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, criado pela ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestre.

A finalidade é identificar e certificar os veículos que operam no transporte de cargas com cobrança de frete no Brasil.

Ou seja, o RNTRC apresenta benefícios não ape​nas para as transportadoras, mas também para os usuários e para o país, uma vez que regulariza, dá maior segurança para contratação e ainda coleta dados para avaliações estatísticas.

O número desse registro deve estar em um local visível para provar que o veículo em questão está em uma situação regular, ou seja, caminhões e outros tipos de transporte que não possuem esse registro visível, possivelmente estão em situação irregular.

O RNTRC é obrigatório para qualquer veículo que faça transporte de cargas, desde um carro comercial até pesadas carretas.

Ao contrário do que muitos pensam, não apenas empresas transportadores precisam possuir o RNTRC em suas frotas, autônomos, agregados e independentes também precisam do número de registro.

Diferença entre os RNTRC

Existem três diferentes categorias no RNTRC: o ETC, o CTC e o TAC.

Essas diferentes categorias são classificadas de acordo com o tipo de transportadora ou operador:

  • ETC (Empresas de Transporte de Cargas) – engloba toda e qualquer empresa ou firma que disponha de veículos que são empregados no transporte de mercadorias e bens – sejam eles próprios ou cargas de terceiros;
  • CTC (Cooperativa de Transporte de Cargas) – inclui as chamadas cooperativas e uniões de condutores que operam no mercado de transporte de mercadorias. O registro, nesse caso, é feito em nome da própria cooperativa, e não de cada cooperado individualmente;
  • TAC (Transportador Autônomo de Carga) – obrigatório para todo e qualquer tipo de autônomo, desde operadores de pequenos caminhões leves e VUCs que operam em cidades, até caminhoneiros que dirigem grandes distâncias, passando também pelos famosos veículos de “carreto”.

Conseguir o registro do RNTRC é um processo rápido, basta ir em um Posto Credenciado ou Ponto de Atendimento e fazer o cadastro. Mas há algumas taxas e contribuições obrigatórias.

Por isso, alguns condutores e empresas optam por não se registrarem, operando à margem da legislação.

Como embarcador, é necessário evitar o uso dos serviços desse tipo de fornecedor, caso contrário, você estará pondo em risco a própria integridade de sua carga e expondo suas mercadorias ao risco de apreensões.

Embora a grande maioria das transportadoras cumpram o disposto em lei em relação ao RNTRC, é sempre bom avaliar até que ponto os registros estão em vigência.

Também é importante verificar se todos os veículos empregados no transporte estão de acordo com as normas exigidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para não correr riscos e não acabar perdendo dinheiro, tempo e mercadoria, o melhor a fazer é cotar seu próximo frete junto a CARGOBR.

Conheça as possibilidades, facilidades e as grandes vantagens acessando nosso site e buscando de forma rápida e fácil a melhor solução para o seu transporte. Tudo dentro da lei, de forma simples, fácil e econômica. Consulte-nos!

5 thoughts to “Você sabe o que é RNTRC?”

  1. preciso realizar a transferencia do meu semireboque mas o rntrc esta no nome de uma coopertiva e o detran nao quer aceitar uma carta onde está o numero do meu rntrc eles querem um contrato só nao sei como faço este contrato

  2. Quero trabalhar com transporte de passageiros… Tenho uma flex…quanto vou gastar…e tbm qual sigla devo colocar….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *