* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Venda local x venda nacional

Se você tem ou pensa em montar um comércio, tenho certeza que já se perguntou: é melhor vender localmente ou abrir as portas para todo o Brasil? Os dois trazem vantagens e alguns desafios, vamos tentar te ajudar:

Vendas locais

As vendas locais são aquelas que você faz no seu estabelecimento comercial atingindo somente a população da região ou trazendo pessoas de outras regiões para o seu estabelecimento.

Para que se venda localmente é preciso que você tenha um local físico onde consiga divulgar e apresentar os seus produtos, é necessário ter uma equipe voltada para as vendas (comercial, caixa, gerente, SAC, etc.), para que a venda se efetue e o cliente se fidelize.

Geralmente nesse tipo de comércio trabalha com estoque, então é necessário que você tenha algumas peças de cada mercadoria que irá vender, você leva vantagem também, pois ao comprar, seu cliente já sai com a mercadoria na mesma hora.

Nas vendas locais você consegue também acompanhar o processo de venda da sua equipe e alinhar os pontos que precisam ser reparados e incentivar os pontos positivos, tendo assim um acompanhamento do atendimento.

E nas vendas para todo o Brasil?

As vendas para todo o território nacional podem ser feitas de diversas maneiras, você pode montar uma loja virtual, trabalhar com pedidos por telefone ou e-mail, enviar catálogo, fazer parceria com outras lojas, enfim, são várias as possibilidades.

Mas para que essas vendas funcionem é necessário que você tenha um espaço físico que seja uma referencia para os seus clientes, além de divulgar os seus produtos no comércio local. É necessário também que tenha uma equipe maior, que dê suporte para as vendas feitas fora da loja.

Também precisará ter um encarregado pela logística, que cuidará do envio das mercadorias para os seus clientes ou parceiros. O encarregado precisará buscar sempre o melhor custo benefício para o envio das mercadorias.

Você tem a vantagem de ter mais gente trabalhando indiretamente pra você, mas pode ser que perca um pouco em qualidade de atendimento, pois a equipe talvez não tenha o acompanhamento e treinamento necessário para a venda dos seus produtos. É muito desagradável quando um cliente fica insatisfeito por uma mercadoria por causa de um equívoco na hora da venda, não é mesmo?

E devo vender local ou nacional?

Sugerimos que você analise quais as demandas de mercado da sua região e das outras regiões, se optar por vender nacionalmente faça um levantamento de possibilidades de negócios que você saiba que conseguirá atender com qualidade.

Quem vende localmente pode vender nacionalmente. Abrir possibilidades pode ser muito benéfico para sua empresa. Vender mais sempre é bom, certo? Quando você tem um negócio local que vende ou produz produtos exclusivos, ou seja, que as pessoas não encontrarão em outras regiões, seu potencial de aumentar suas vendas é muito grande e você poderá duplicar, triplicar a sua receita.

Como vender nacionalmente?

O primeiro passo é permitir que as pessoas conheçam seus produtos. Com as novas opções de mídias, como o Facebook, Instagram e Youtube você pode divulgá-los para todo o Brasil, mesmo contando com um baixo orçamento de marketing. Seja criativo e fale de coisas que seu público alvo se interesse.

A dúvida agora é como enviar o produto. O transporte pode ser realizado por transportadoras ou pelos correios. Os correios atendem todo o Brasil, mas não transporta cargas com mais de 30kgs e você precisará levar suas encomendas até a Agência, ao menos a princípio. As transportadoras geralmente são regionais e você precisará contatar ao menos umas cinco para conseguir atingir todo o Brasil. Você pode começar atendendo algumas regiões e inclusive terceirizar essa responsabilidade para o seu cliente, ou seja, você tem o produto e realiza a venda, mas é necessário que ele encontre uma transportadora para retirar o produto na sua empresa.

A CARGOBR também é uma opção. Conosco, mesmo sem conhecer nada sobre transporte ou logísticas você pode vender seus produtos para todo o Brasil. Basta você fornecer alguns dados da carga, que instantaneamente você saberá o valor do frete e poderá contratá-lo com poucos cliques. Nós também fornecemos toda a assessoria durante o transporte da sua carga ajudando a garantir que a entrega do seu produto ocorra como você planejou.

One thought to “Venda local x venda nacional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *