Uso dos Correios: saiba mais.

Os serviços que os Correios prestam são populares em todo o território nacional, é comum enviar ou receber uma mercadoria por esse meio. O que muita gente não sabe é que para enviar um objeto existem algumas regras, vamos falar um pouco sobre as normas do PAC, SEDEX, SEDEX a Cobrar, SEDEX 10, SEDEX 12,SEDEX Hoje e e-SEDEX.

PAC

O PAC é um serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadorias, ou seja, não permite postagem de documentos. Dependendo da região pode levar até 15 dias úteis, dependendo da distância da entrega, e podem ser enviadas mercadorias com até 30 kgs.

SEDEX e SEDEX a Cobrar

São serviços de entregas expressas, é mais caro que o PAC, mas mais rápido. A diferença entre o SEDEX e o SEDEX a Cobrar é quem paga. No SEDEX quem pagará pelo envio é o remetente, e no SEDEX a Cobrar quem pagará pelo envio é o destinatário. Normalmente as encomendas são entregues em até 5 dias úteis, depende da localidade do envio e da entrega, e podem ser enviadas mercadorias com até 30 kgs.

SEDEX 10 e SEDEX 12

O SEDEX 10 e SEDEX 12 são serviços para entregas no dia seguinte, o que muda é o horário que será entregue: o SEDEX 10 será entregue até às 10h da manhã do dia seguinte e o SEDEX 12 até às 12h da manhã do dia seguinte (meio-dia). Caso os Correios não entreguem no prazo você é ressarcido em 100% do valor do frete. O limite de peso para esses serviços são de até 10 kgs e você precisa postar a encomenda até as 13h.

Infelizmente o SEDEX 10 e SEDEX 12 ainda não estão disponíveis em todo o Brasil, consulte a disponibilidade do SEDEX 10 aqui e do SEDEX 12 aqui.

SEDEX Hoje

O SEDEX Hoje é um serviço para envio de encomendas com urgência. Se você postar até as 13h o objeto chegará no mesmo dia. Caso não seja entregue no prazo, também há o ressarcimento de 100% do valor postal. O limite de peso para esse serviço é de até 10 kgs.

Em Brasília e no Rio Grande do Sul, se a encomenda for para outro estado, é necessário que seja postada até as 10h30.

O SEDEX Hoje ainda não atende todo o Brasil, consulte a disponibilidade para a sua região aqui.

e-SEDEX

O e-SEDEX é um serviço exclusivo para empresas de comércio eletrônico (e-commerce) que tenham um contrato com os Correios,os prazos são parecidos com os do SEDEX, mas os valores são especiais. É possível enviar objetos de até 15 kgs.

Caso você tenha interesse em firmar um contrato é necessário que entre em contato com um dos representantes comerciais, clique aqui para ver como contatar e tirar as suas dúvidas.

RETIFICAÇÃO: No dia 08 de dezembro anunciamos que o e-SEDEX foi extinto, caso queira saber mais, leia aqui.

Limite de tamanho de embalagens

Independente de qual modalidade de serviço escolher existe um tamanho mínimo e máximo da embalagem:

Sem título

Tabela retirada do site dos Correios.

Lembrando que não é possível o envio de envelopes por encomenda PAC, pois esse serviço não permite postagem de documentos.

Os Correios exigem um tamanho mínimo de embalagem devido à logística, embalagens menores que o informado não são aceitas pelas máquinas e podem ser extraviadas facilmente. Como consta na tabela, a soma das dimensões também não pode ultrapassar 200 cm, mesmo que o comprimento, largura e altura estejam dentro dos padrões estabelecidos, fique atento!

Se preferir, os próprios Correios disponibilizam para venda embalagens de diversos tamanhos, confira nas agências.

Declaração de Valor

Esse é um serviço extra que os Correios permitem que você declare o valor das mercadorias para que seja ressarcido em caso de extravios. É importante contratar esse serviço, pois as encomendas possuem uma indenização automática quando não existe a declaração, os valores automáticos são:

  • PAC, SEDEX, SEDEX a Cobrar: R$ 50,00.
  • SEDEX10, SEDEX 12, SEDEX Hoje: R$ 75,00.
  • e-SEDEX: a combinar no fechamento do plano.

Rastreamento de Objetos

Se você pesquisou e realmente optou por enviar sua mercadoria pelos Correios, vá até uma agência para enviar o seu objeto e não jogue o comprovante fora, nele consta o número de rastreamento, que você consegue acompanhar o andamento da sua mercadoria por esse link.

Não se esqueça, antes de fechar o seu frete, de consultar também o valor nas transportadoras. A CARGOBR faz esse trabalho para você, informando alguns dados da carga fornecemos instantaneamente vários orçamentos para você.

One thought to “Uso dos Correios: saiba mais.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *