* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Trocando de transportadora sem crises

Trocando de transportadora sem crises

É ótimo ter um relacionamento de anos com um cliente ou fornecedor, mas às vezes simplesmente não dá. Em alguns casos, sua empresa terá de buscar outras opções de transportadora, por mais dependente ou acostumado que você esteja a determinada empresa logística. O atendimento e a possibilidade de descontos e vantagens deve acompanhar e privilegiar sempre o cliente mais antigo, só que às vezes isso não ocorre.

A CARGOBR separou algumas dicas para ajudar você na hora em que a mudança de transportadora se tornar uma necessidade ou uma alternativa melhor para seu negócio.

Um passo à frente

Se você possui contratos que estão para vencer e não pretende renová-los, por qualquer razão que seja, o melhor é que você comece a procurar novos fornecedores e transportadoras alguns meses antes do término do acordo. Isso permitirá a você migrar os fretes de forma gradativa, sem atrasos para seus clientes e sem confusão na papelada – algo de bom para sua empresa e seu novo fornecedor também.

Exceções não são regras

Quando assinamos um contrato, pressupõe que os termos ali contidos serão seguidos por ambas as partes. É claro que eventualidades ocorrem e, muitas vezes, relevamos os problemas por conta de um bom serviço prestado na maioria dos casos.

O problema é que algumas “exceções” se tornam regras em muito pouco tempo e com facilidade. Nesses casos, o melhor a fazer é procurar outra transportadora. Mas lembre-se – na próxima, inclua multas e punições em contrato para irregularidades e cláusulas não cumpridas. Além de desencorajar o “jeitinho”, isso dá a você meios legais para buscar suas perdas e direitos, caso problemas venham a ocorrer.

Queda na oferta e qualidade

Muitas transportadoras passam por dificuldades, especialmente em tempos de crise. Podemos relevar algumas coisas, porém a qualidade do serviço deve ser sempre mantida – ou o contrato suspenso ou renegociado. Uma transportadora em dificuldades muitas vezes prefere reduzir o nível de atendimento e usar equipamentos e veículos mais velhos com seus clientes mais antigos e habituais, reservando carros novos e uma equipe mais atenta a novos clientes e prospects. Caso você não note melhorias após reclamar, talvez seja melhor você buscar outra transportadora, melhorando o atendimento e ganhando prioridade.

Ninguém está fazendo um “favor”

Você possui um contrato de longo prazo com uma transportadora? Paga pelos serviços de modo assíduo e regrado, sempre em dia? Então antes de mais nada coloque o seguinte em sua cabeça: ninguém está lhe fazendo um favor. Atender bem e adequar seus padrões de serviço às suas necessidades como cliente é uma obrigação, não uma “quebra-de-galho” por parte da transportadora. Se tudo é sempre muito difícil e complicado e serviços banais são prestados como sendo grandes favores ou milagres, essa é a hora de buscar um fornecedor mais sério e comprometido.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *