* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

7 dicas para escolher boas transportadoras

Ao escolher entre transportadoras, fique atento aos detalhes

Seja online ou mesmo por meio de guias e serviços de classificados, a escolha de uma transportadora é algo que exige alguns cuidados e, certamente, uma boa pesquisa antes do fechamento de qualquer negócio. Para a maioria dos clientes pessoa física, serviços de frete e transporte podem parecer “tudo a mesma coisa”, mas quando buscamos serviços empresariais ou de longo prazo, sabemos que não é bem por aí. A CargoBR separou sete boas dicas para quem considera o frete um fator de extrema importância dentro de seus negócios, os quais vão auxiliar e orientar na hora de sua busca por uma boa transportadora.

Nunca é demais lembrar que, por meio da CARGOBR, é possível encontrar a melhor transportadora e o frete mais barato para sua carga. Nossa ferramenta faz a pesquisa com mais de 700 transportadoras, e lhe retornará as melhores opções. Todas nossas transportadoras parceiras são qualificadas e seguramente prestarão um serviço com um altíssimo nível de qualidade.

Pesquise incessantemente

Pesquisar as práticas e tendências é uma dica valiosa em qualquer mercado – com o setor de fretes não é diferente. Mesmo que sua empresa já possua contratos com alguma transportadora, o ideal é sempre colher mais dados a respeito do que está ocorrendo no segmento, perguntando a parceiros, fornecedores e clientes, verificando níveis de preço praticados por transportadoras semelhantes para as operações e rotas que você usa mais e checando sempre se o prestador de serviços que atende sua empresa segue ou não as melhores práticas de mercado.

Testes e experimentos

Mesmo contando com transportadoras que suportem seu negócio, é bom de vez em quando realizar “experimentos” com outros fornecedores, preferencialmente em operações menores, onde problemas e erros não afetarão significativamente seu negócio. Não se trata de buscar substitutos para seus parceiros. Às vezes, você pode encontrar soluções melhores ou preços mais em conta para rotas e operações específicas, mantendo seu atual fornecedor para o grosso da carga e adicionando novos fornecedores em escala pontual.

Mais é mais

E não menos. Quanto mais cotações e ofertas de transportadoras você tiver, e com maior frequência, melhor. Além de manter você sempre informado a respeito das práticas e condições em cada mercado que você atua, um número maior de cotações permite à sua empresa traçar médias de mercado e até mesmo projeções de gastos e custos.

Especialização

Alguns produtos exigem um transporte delicado, manuseio mais cuidadoso e são mais tolerantes em relação a prazos, primando pelos cuidados. Outros precisam de agilidade e podem ser manuseados de forma mais bruta e grosseira, contanto que prazos sejam obedecidos. O tipo de produto e as características de cada mercado influenciam também a escolha de uma boa transportadora. O ideal é sempre buscar serviços de frete que possuam alguma afinidade com o mercado no qual sua empresa atua, ou já atendam clientes desse setor específico.

Online e offline

Nem um, nem outro. Para garantir que sua empresa sempre esteja tendo acesso às melhores oportunidades, o melhor é buscar fornecedores e transportadoras tanto online quanto offline. Dicas de empresários do mesmo segmento e fornecedores que estejam localizados em regiões próximas a você têm sua utilidade, mas a cotação online de fretes e a busca de fornecedores mais distantes com referências em sites e diretórios também são essenciais para seus negócios.

Frota

Exija dados mais objetivos em relação à composição da frota de cada transportadora e sempre que possível verifique o estado de conservação e manutenção dos veículos utilizados para frete. Serviços baratos demais podem revelar caminhões e carretas obsoletos e desatualizados, além de indicar um mal estado de conservação e manutenção. O risco? Além de acidentes e perdas, a possibilidade desses veículos serem parados em blitzes e estradas, atrasando sua carga e colocando em xeque suas operações.

Certificações

Apesar de nem sempre ser um sinônimo de qualidade e atendimento, certificações existem por algum motivo. Certificados ISO e outras variações são bons referenciais para se encontrar empresas de carga e transporte também. Tente saber quais são os principais certificados emitidos no setor e se os fornecedores que você possui têm acesso a eles. Exija o recebimento do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), e a cópia da apólice de seguros da transportadora.

One thought to “7 dicas para escolher boas transportadoras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *