* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Tipos de sociedade: qual a melhor para seu negócio?

Você sabia que existem várias classificações para os tipos de sociedade empresarial? Quando você monta um negócio precisa determinar qual o tipo de sociedade terá, vamos ajudar mostrando quais os tipos de sociedade possíveis para seu negócio.

Para começar precisamos entender o que é uma sociedade, do ponto de vista jurídico, é um contrato entre pelo menos duas pessoas que se unem em prol de uma determinada atividade econômica para partilhar os resultados, ou seja, uma sociedade obrigatoriamente terá sócios.

Se você pensa em montar um negócio sem sócios, nesse post falamos dos formatos jurídicos para empresas individuais. Agora, se você pensa em ter sócios existem alguns tipos de sociedade:

Sociedade Simples

A Sociedade Simples, antes denominada Sociedade Civil, é uma sociedade que só pode ser constituída com a finalidade de prestação de serviço intelectual, artística ou de natureza científica. Dentro dos tipos de sociedade, esse é o único que não permite que se exerça qualquer atividade com a finalidade de produção ou circulação de bens e serviços.

Sociedade em Nome Coletivo

Nessa sociedade só podem participar pessoas físicas e todos os sócios possuem responsabilidade ilimitada pela empresa, ou seja, em caso de dívidas, seus bens pessoais serão utilizados para quitação das pendências financeiras.

O nome oficial da empresa deve ser composto pelo sobrenome de um ou mais sócios e ter pelo menos um sobrenome de sócio omitido, deve ser acompanhado pela expressão “& CIA”.

Dentro dos tipos de sociedade, essa permite que o capital social seja contribuído com prestação de serviço, e não necessariamente com dinheiro. Nessa sociedade pode exercer atividade econômica, comercial e civil.

Sociedade em Comandita Simples

Dentro dessa sociedade existem dois tipos de sócios: os comanditados que são pessoas físicas que respondem ilimitadamente pelas ações sociais e os comanditários que respondem somente pelo valor de suas respectivas cotas. A empresa pode conter somente o nome de sócios comanditados e é esse tipo de sócio que é responsável também, por administrar a empresa.

Sociedade Limitada

Dentro dos tipos de sociedade, essa é caracterizada pela responsabilidade limitada dos sócios, ou seja, cada sócio investe um determinado valor no capital social da empresa e é responsável diretamente somente pelo seu montante, mas existe a obrigação de integralizar as cotas dos sócios que deixaram de integralizá-las.

Normalmente, a nomenclatura da empresa, é seguida do termo LTDA ou sociedade limitada.

Para as sociedades Simples, em Nome Coletivo, em Comandita Simples e Sociedade Limitada, o tempo e valor para abertura variam de estado para estado, em São Paulo, por exemplo, o prazo para abertura é de até noventa dias, cerca de três meses e as taxas chegam a R$ 160,00, de acordo com o site da Junta Comercial de São Paulo.

Se você se interessou pela Sociedade Limitada, confira aqui qual a documentação necessária para a formalização do seu negócio.

Sociedade em Comandita por Ações

Esse tipo de sociedade tem o capital dividido em ações e somente os acionistas podem ser diretores ou gerentes. Assim como a Sociedade em Comandita Simples, tem dois tipos de sócios: os comanditados e os comanditários.

É uma sociedade que mistura aspectos da Sociedade em Comandita Simples e da Sociedade Anônima, a maioria das normas que regem essa empresa são da Sociedade Anônima, que falaremos a seguir.

A Sociedade em Comandita por Ações está em um grande declínio no Brasil.

Sociedade Anônima

Essa sociedade tem como característica principal ter o capital divido em ações iguais e os acionistas tem responsabilidade limitada em cima do montante adquirido de ações. Ao adquirir uma ação, contrário da sociedade limitada, o acionista não passa a ser um sócio da empresa.

A sua nomenclatura deve ser seguida de S/A, S.A ou SA., siglas que referem-se ao termo Sociedade Anônima. Esse tipo de sociedade pode ser de capital fechado que significa pertencer a um grupo reservado de sócios ou de capital aberto que significa a permissão de negociar as ações em bolsa de valores.

O valor e prazo para a abertura da Sociedade Anônima e Sociedade em Comandita por Ações variam de acordo com o estado, em São Paulo, por exemplo, o valor das taxas fica em torno de R$ 340,00 (de acordo com o site da Junta Comercial de São Paulo) e o tempo para a abertura é cerca de 120 dias, é possível reduzir esse tempo com uma boa assessoria contábil.

Se você deseja saber mais informações sobre a abertura da Sociedade Anônima, fizemos um post auxiliando na documentação necessária para a formalização nesse tipo de sociedade, confira aqui.

Apesar de termos mostrado seis tipos de sociedade diferentes, as duas mais utilizadas são: Sociedade Limitada e Sociedade Anônima, as demais raramente são encontradas. Desejamos ótimos negócios!

2 thoughts to “Tipos de sociedade: qual a melhor para seu negócio?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *