* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Terceirizar seus estoques vale a pena?

Terceirizar seus estoques vale a pena?

Principalmente com a aceleração do crescimento do setor de e-commerce, que hoje além de contar com os gigantes também possui uma boa participação de empresas menores, a terceirização e gestão de estoques passou a ser uma opção para aquelas lojas online, ou mesmo lojas físicas, que pretendem ter como única preocupação a gestão das vendas. Empresas da área logística se especializam na gestão de armazéns e estoques de terceiros, com grandes galpões em locais situados no entorno das grandes cidades, onde produtos de seus clientes ficam armazenados, aguardando a liberação de um pedido para seguir em direção aos centros urbanos.

Depois de encontrar um bom parceiro logístico – de preferência usando a ferramenta da CARGOBR, onde as transportadoras são verificadas e monitoradas – terceirizar ao menos parte de seu estoque pode ser uma alternativa melhor para você e também para seus clientes. Confira algumas das vantagens dessa modalidade antes de tomar sua decisão.

Previsibilidade

Estoques muitas vezes são um terror quando passamos para a área contábil. Se tudo der certo, ainda assim temos um enorme trabalho ao contabilizar entradas e saídas. Se der errado…

Terceirizando seus estoques por meio de um contrato, parte dos custos variáveis de armazenagem e estocagem se tornam, na verdade, custos fixos. Isso permite ao lojista maior controle sobre seus custos logísticos e facilita o lançamento disso na contabilidade. Além disso, convenhamos: um operador experiente na área de armazenagem possui, certamente, mais traquejo para lidar com estoques do que sua empresa.

Perdas menores

Com uma gestão mais profissional, tocada por uma empresa especializada, e índices e metas fixados por contrato, é possível reduzir o número de perdas e extravios em sua carga. Como, com o tempo, os processos vão se tornando mais mecânicos e padronizados, a tendência natural é de que haja uma redução gradual no volume de perdas. Fora isso, multas contratuais e políticas de ressarcimento podem constar do contrato, protegendo você lojista.

Avanço tecnológico

É difícil para sua empresa focar em seu core business e vender seus produtos e, ainda por cima, ter de inovar e desenvolver tecnologias na área de armazenamento e gestão de cargas. No caso de operadores logísticos, gerenciar estoques é parte de seu ganha-pão, o que torna o acesso deles a novas tecnologias e avanços no setor mais frequente, o que pode também beneficiar sua empresa em termos de produtividade. Sua obrigação, nesses casos, é exigir dos operadores contratados sempre novidades e novas opções tecnológicas para tornar o processo ainda mais eficiente.

Dedicação

O foco desses prestadores de serviço em sua carga é total. Eles são pagos para resolver problemas que possam ocorrer com clientes, em remessas, durante viagens, com perdas e roubos e tudo mais. Você, de sua parte, recebe e controla relatórios e, a partir dele toma decisões e faz solicitações. Ao menos com o grosso de sua carga, você terá um operador completamente focado em estoques em sua manipulação. No restante, é possível recorrer a serviços periódicos de outras transportadoras contratadas em mercado “spot”, via serviços de cotações.

Velocidade

A maior das vantagens para o seu cliente. Com estoques terceirizados, despachos e entregas tendem a ser muito mais rápidos, deixando mais feliz o seu cliente e reduzindo níveis de reclamações e problemas de entregas que você geralmente tem de resolver por conta própria.

banner

 

2 thoughts to “Terceirizar seus estoques vale a pena?”

  1. Acho que além de otimizar preocupações, o fabricante terá mais tempo e foco em novidades e melhorias.
    Minha opinião é que esta acaba por ser a parceria perfeita, um se preocupa em fabrica, o outro em estocar e distribuir.
    Parabéns pela visão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *