* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
six sigma

Six Sigma: como evitar defeitos e falhas

Ser eficiente é a busca constante de todas as empresas, independente do porte. A metodologia Six Sigma busca exatamente isso: aumentar a qualidade em todas as tarefas, eliminando defeitos e falhas que comprometem os resultados esperados.

A metodologia Six Sigma se adequa às empresas que tem um volume maior de processos, novas soluções e falhas, pois sua implementação é complexa.

É uma ferramenta que pode auxiliar empresas que vendem produtos e também as que prestam serviços, pois devido a facilidade de interpretar os dados, a qualidade dos serviços podem ser avaliados de forma muito simples.

Se a sua empresa está começando agora, existem outras formas de avaliar o sucesso da sua empresa, como os KPIs, o Ciclo PDCA e também o 5W2H. Temos certeza que chegará o momento da Six Sigma no seu negócio, mas vá com calma! 🙂

Entendendo melhor a Six Sigma

A metodologia Six Sigma preza pela qualidade voltada para a economia e a eficiência, para que seus processos e tarefas sejam mais eficientes, rápidos e econômicos.

A nomenclatura Sigma vem de uma letra grega que é utilizada como um símbolo matemático e a metodologia Six Sigma é isso: uma variável matemática que mede a frequência que ocorrem falhas e erros.

Por isso, é tão simples analisar o desempenho da sua empresa utilizando a Six Sigma, é feito uma espécie de taxa de desperdício que leva em conta a frequência das falhas em determinado processo.

Temos certeza que utilizando essa ferramenta na sua empresa muitas mudanças acontecerão: será mais fácil estabelecer metas de redução de desperdícios, comparar o resultado com o seu concorrente, tornar os processos e tarefas mais eficientes, além de ter dados para melhoria dos seus processos.

As etapas da Six Sigma

As etapas da Six Sigma foram inspiradas nas do Ciclo PDCA e são tão simples quanto.

 

Para melhorar processos em negócios que já estão acontecendo:

DMAIC

Definir: identificar o problema que precisa de melhoria

Mensurar: investigar e avaliar o que causa os defeitos

Analisar: propor estratégias para reduzir os defeitos

Incrementar: colocar as ações em prática para reduzir os problemas

Controlar: checar como as soluções se saíram e se novas melhorias são necessárias

 

Para criar novos produtos ou serviços:

DMADV

Definir: definir qual o objetivo da solução

Mensurar: o que se espera do produto ou serviço em nível de qualidade para o cliente

Analisar: avaliar as opções para chegar à qualidade esperada

Desenhar: testar a viabilidade, desenhar o projeto e planejar a aplicação

Verificar: colocar em prática e acompanhar os resultados

As principais falhas e erros nos processos das empresas são relacionados com: mão de obra mal aplicada, falhas na produção, movimento desnecessário de pessoas e mercadorias, estoque parado, equipe parada e tarefas desnecessárias. Já pensou o quanto pode ser produtivo para sua empresa ser mais rápido e eficiente em todos esses pontos?

Como implementar a Six Sigma?

Bem, essa não é uma das tarefas mais simples, pois a metodologia Six Sigma envolve cálculos de variáveis matemáticas que consideram o número de falhas por milhão para converter para a Six Sigma.

Se você tem interesse em implementar a Six Sigma na sua empresa, sugerimos que entre em contato com um consultor especialista ou se aprofunde em leituras mais técnicas. Sugerimos o Livro – Seis Sigmas, redigido a partir do curso Six Sigma por uma equipe de professores da USP.

E a sua empresa? Está pronta para melhorar os processos e tarefas? O ano está começando e mudanças positivas são sempre bem vindas! Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *