* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Renovação da frota tem subsídios fortes em SP

São diversas as linhas de crédito e financiamento disponíveis no Brasil para a substituição de caminhões antigos por modelos novos, mas poucas talvez tenham atingido o nível de facilitação da Renova SP, no estado de São Paulo. Para quem pretende aposentar o caminhão, talvez essa seja a melhor opção – para estar apto ao programa, no entanto, motoristas e transportadores têm de entregar o caminhão antigo para reciclagem em postos autorizados pela CETESB, uma vez aprovados no programa.

Recomendamos, claro, que caminhoneiros em busca de apoio para troca de seus veículos consultem outras linhas e possibilidades antes de fechar negócio, mas talvez o Renova SP seja hoje a melhor linha de crédito para quem possui carretas com mais de 15 ou 20 anos de operação. Dentre as vantagens do programa, podemos destacar:

  • Juros de 0% para quem mantiver prestações em dia (ou 0,33% ao mês no caso de atrasos). Com taxas ao redor de 3% ou 4% ao ano, o governo subsidia a totalidade dos juros, desde que participantes do programa mantenham todos os seus pagamentos dentro do vencimento;
  • Até 100% do valor do veículo novo pode ser financiado;
  • Pagamento em até 96 meses, com 6 meses de carência para a primeira prestação.

Coisa séria

Com todas essas vantagens, o programa não admite aventureiros e especuladores. O caminhão novo é alienado em nome do Desenvolve SP, órgão estadual que gere o Renova SP, e não pode ser transferido para terceiros, sob qualquer alegação, antes que a última das prestações esteja quitada. Os pagamentos são sempre emitidos com vencimento para o dia 15 de cada mês, permitindo ainda aos proprietários participantes do programa quitarem parcelas com atraso até o dia 30 de cada um dos meses, embora já com encargos financeiros nesse caso.

Como fazer

Para se inscrever no programa, a maneira mais fácil é na verdade entrar em contato com a seccional de Santos do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam). O Desenvolve SP firmou convênio com o órgão para intermediação das inscrições no programa.

O Sindicam funciona quase como um despachante – ali você poderá entrar com toda a documentação necessária para requisitar o Renova SP, além de receber informações sobre o programa. Não é necessário ser filiado ao Sindicam para ser atendido ou participar.

Reciclagem

Em relação ao caminhão antigo, o Sindicam prestará informações sobre como proceder, mas é importante lembrar que o caminhão antigo deverá estar com toda a documentação em ordem e rodando antes de ser entregue aos postos conveniados da CETESB – nada de multas ou IPVA atrasado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *