* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Procaminhoneiro e PSI – refinanciamento abre possibilidade de fôlego

Procaminhoneiro e PSI – refinanciamento abre possibilidade de fôlego

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a liberação, no começo deste mês, da possibilidade de refinanciamento para caminhoneiros autônomos que adquiriram veículos até o final do ano passado pelos programas do Procaminhoneiro e PSI. Com a crise econômica, muitos condutores e profissionais que trabalham por conta própria se viram em dificuldades para iniciar ou manter o pagamento do financiamento de caminhões novos ou usados que adquiriram recentemente, mas com a notícia, é possível conseguir algum fôlego para enfrentar os meses por vir, que ainda devem oferecer muitos desafios e dificuldades para o setor de cargas como um todo.

Os caminhoneiros que entraram no programa até o dia 31 de dezembro do ano passado podem conseguir um fôlego de mais 12 meses sem ter de pagar as parcelas do financiamento. Para avaliar a possibilidade e conseguir esse empurrãozinho, é preciso procurar diretamente os bancos que foram acionados durante a contratação do financiamento. O refinanciamento não se aplica apenas aos condutores independentes: microempresas da área de cargas que faturem até R$ 2,4 milhões anuais também podem requerer os 12 meses adicionais de carência. O programa deve permitir a algumas empresas e profissionais acumular mais algum capital para ter de lidar com novas parcelas da compra de seus caminhões apenas a partir do segundo semestre de 2016. Contudo, é bom consultar as condições de cada banco para o refinanciamento e também solicitar a circular do BNDES à respeito das regras para a nova carência.

Abrangente

O refinanciamento dos programas do Procaminhoneiro e PSI é bastante abrangente – mesmo aqueles que não tem mais de 12 parcelas para pagar podem adiá-las para daqui um ano. Os juros incidentes são os mesmos já válidos para o programa em seu contrato original, conforme circular emitida pelo BNDES.

A possibilidade de refinanciamento acabou sendo aberta em virtude de uma das principais reivindicações das greves de caminhoneiros e entidades do setor no ano passado, e deve trazer algum alívio para a categoria de forma geral. O refinanciamento foi autorizado pela Lei 13.126, de 21 de Maio, regulamentada pela Resolução 4.409 do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Novas medidas ainda estão em estudo pelo BNDES e Governo Federal para dar suporte ao segmento no difícil momento econômico – entretanto especialistas avisam: talvez essa seja a última grande oportunidade de respirar aliviado.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *