* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Problemas da carga heterogênea

Problemas da carga heterogênea

Não resta dúvidas de que, em muitos casos, é difícil resistir a ofertas de frete mais em conta e você acaba enviando vários itens em uma mesma operação, ainda que eles não tenham qualquer relação entre si. Mas há um grande problema nessa prática, que pode estar ocultando prejuízos em seu negócio que, cedo ou tarde, irão aparecer, com direito a um efeito bola-de-neve. A razão é muito simples: alguns itens que você transporta ou comercializa possuem margens diferentes e o frete é um dos principais fatores que influi nessa matemática. Como você envia mercadorias com boas margens junto a outros produtos, acaba ocultando prejuízos e se torna cego para itens que não geram lucro para sua empresa.

Como contornar o problema?

Não há discussão – se o frete é mais barato, você deve sim misturar lotes de produtos distintos para conseguir maior competitividade. Entretanto, é preciso que você saiba exatamente quanto cada um desses produtos está perdendo de margem no transporte. Para tanto, além da cotação da remessa integral, é necessário que você peça cotações por produto, ainda que somente para referência e controle. Assim, você pode identificar linhas de produtos que lhe causam prejuízo e trabalhar em estratégias para reverter o problema – ou simplesmente deixar de comercializar alguns desses itens. Há ainda casos nos quais determinado cliente ou tipo de cliente adquire de sua empresa um mix de produtos determinado. Você sabe que ali no meio, alguns dos produtos geram um lucro mais acentuado. Contudo, nos casos nos quais a remessa é constante e repetitiva, mesmo possuindo produtos diferentes, você pode simplesmente contabilizar a operação em “pacotes”, averiguando os lucros do lote de mercadorias como um todo. Ainda assim, algum cálculo em relação à cubagem e aos custos individualizados com o transporte pode permitir à sua empresa buscar meios para reduzir os custos com frete, uma ótima pedida, ainda mais em um ano de crise econômica.

Carga heterogênea no e-commerce

No e-commerce, cargas heterogêneas são ainda mais comuns. Cada produto deve possuir, no entanto, uma estimativa de frete. Alguns desses itens podem ser sugeridos em pacotes com descontos para clientes, de modo a mitigar custos de frete altos com outras mercadorias que possuam uma configuração mais vantajosa. A equação que leva um e-commerce ao sucesso está ainda mais ligada aos preços de transporte das mercadorias, assim como sua estocagem, portanto manter cotações individualizadas e sempre em dia pode ajudar você a decidir quais os produtos a manter ou a retirar de sua loja virtual.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *