* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Preço justo para fretes – existe isso?

Preço justo para fretes – existe isso?

Algumas áreas da logística mais ligadas ao transporte de commodities, especialmente por vias marítimas e ferrovias, possuem valores bastante uniformes e até cotados internacionalmente para seus fretes. Contudo, à medida que reduzimos a escala das operações, chegando ao frete rodoviário e até a entregas urbanas fracionadas, a ideia do “preço justo” simplesmente desaparece e, como empresários, temos de usar do bom senso e do nosso faro para negócios para encontrar boas oportunidades e patamares de custo que se alinhem a nossos negócios.

Entretanto, existe sim um preço justo – ele pode até variar em relação ao tipo de carga que você pretende embarcar, mas o fato é que muitas das transportadoras do mercado trabalha com matrizes de custos que são semelhantes, assim como margens de lucro parecidas. Assim, o mais provável, na hora de pedir cotações, é que dificilmente haja variações superiores a 20% ou 30% entre a oferta mais cara e a mais barata. Para qualquer valor que exceda esse patamar ou fique muito abaixo dele, desconfie – alguma coisa está errada e você não estará pagando o preço justo.

Tabelas comparativas

Você provavelmente toma nota de todos os contratos de frete que sua empresa fecha, correto? Não? Bem, então está na hora de você começar a manter tudo isso no papel (ou online, com a CARGOBR como parceira). Como cliente de serviços de frete e transporte, é preciso que você possua históricos e dados comparativos para basear novos fechamentos. Novamente, na epopeia em busca do “preço justo”, você precisará dispor de toda informação e estatísticas que puder ter em mãos e tabelas com a evolução dos preços e custos, volumes embarcados, custos por rotas e outros aspectos sempre irão ajudar você a determinar quão boas são as ofertas feitas por transportadoras para levar sua carga – sejam elas online ou offline.

Cotações mínimas

Também é necessário que você estabeleça certas rotinas na busca por fornecedores em sua empresa, e com transportadoras isso não deve ser diferente. É preciso fixar um número médio razoável de cotações para a escolha de fornecedores – é claro que pedindo cotações online com ajuda da CARGOBR você irá conseguir um número bom de ofertas, mas ainda assim você precisa determinar quantas ofertas deverá ter antes de bater o martelo na contratação de um serviço de transporte de cargas. Mesmo as ofertas descartadas, preferencialmente, devem ter seus valores planilhados, para acompanhamento futuro.

Pra variar

Todos nós, com o tempo, juntamos alguns fornecedores que se tornam frequentes em nossos negócios. Nada de errado com isso – você pode ter algumas transportadoras que prestam serviços para seu negócio há muito tempo, e quer mantê-las a seu lado. Ainda assim, para efeitos de correção e renegociação, não deixe de realizar algumas pesquisas e até embarques e despachos por transportadoras cotadas de tempos em tempos. Não se trata necessariamente de má fé, mas por vezes as transportadoras que trabalham com sua empresa estão com preços acima de movimentos do mercado, ou até mesmo abaixo. Para ajustar essas diferenças e chegar ao tão sonhado “preço justo”, tanto você quanto a transportadora precisam voltar de vez em quando ao mercado para pesquisar um pouco.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *