* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Por que tantos negócios falem no Brasil?

Por que tantos negócios decretam falência no Brasil?

Cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas no Brasil já fecharam as portas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um medo que acaba assombrando e desestimulando principalmente micro e pequenos empresários e pessoas que tem o sonho de empreender.

As pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se estabelecer nos seus primeiros anos de vida. Sofrem por não conhecer direito o setor, por não saber lidar com clientes, por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa ou mesmo por falta de maturidade e experiência.

A CB Insights, uma empresa de inteligência de mercado, realizou uma pesquisa com diversos empresários e identificou os principais erros de um negócio, que inevitavelmente levam ao seu fechamento. Listamos cinco deles, para que você se estruture e não faça parte dessa estatística.

Principais motivos pelos quais empresas decretam falência

Solução que atenda uma necessidade

Em 42% dos casos, os empresários não se preocuparam em atender uma demanda do mercado e focaram apenas em problemas que julgaram interessantes, sem nenhum tipo de embasamento.

Ou seja, procure sempre entender o mercado em que está atuando, quais são as necessidades do seu cliente e o que mais você pode fazer para atendê-lo, não importa o tamanho da sua empresa!

Perder espaço para a concorrência

Muitos empreendedores não acompanham os concorrentes e esse é um erro grave. Principalmente pela perda de competitividade e falta de visão sobre movimentos do mercado.

Você deve entender de perto como estão os seus concorrentes nunca para copiá-los e, sim, para entender como eles estão trabalhando no seu mercado e como você, com a sua empresa, pode fazer diferente e melhor.

Falta de paixão pelo que está fazendo

Quase 10% dos empresários descobriram tarde demais que não tinham paixão pelo que estavam fazendo e que também não tinham o domínio técnico sobre a sua área.

Assim sendo, ter vocação para o negócio e vontade de aprender cada vez mais sobre o seu mercado são pontos essenciais para quem quer mais do que apenas sobreviver.

Modelo de negócio e falta de planejamento

Definir uma forma de vender é importante, mas você deve também buscar formas de negociar, se reinventar e não ficar para trás. Monte um modelo de negócio e trabalhe no seu planejamento (conte também com a tecnologia para crescer).

Outros dados comprovam essa importância. Segundo a pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, divulgada pelo Sebrae, a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no País.

Não saber otimizar seus gastos

Ainda segundo dados do Sebrae, 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. A aplicação das verbas deve ser feita com muito critério e planejamento estratégico. Identifique as prioridades, faça um controle rigoroso e cuide muito bem do fluxo de caixa.

Esse último ponto também acaba sofrendo como os valores que micro e pequenos empresários gastam com logística de frete, o que às vezes acaba impedindo uma venda.

Segundo dados do Valor Econômico, o custo logístico consome 15% da receita líquida da cadeia produtiva no Brasil. Para muitos, essa porcentagem pode parecer pequena, mas quando falamos de negócios pequenos, ou que estão começando agora, ter 15% da sua renda comprometida só com envio pode ser um grande entrave.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira:

Desafios de logística: o quanto eles impactam micro e pequenas empresas? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *