* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Por que o preço do frete varia tanto?

O preço do frete parece algo impossível de prever – um mesmo destino e carga costuma apresentar cotações que podem variar em mais de 300% de uma transportadora para outra. Tudo isso faz o cliente ou embarcador inexperiente achar que os valores são simplesmente “chutados”. Embora isso possa ocorrer algumas vezes, o fato é que algumas explicações bastante coerentes sobre as grandes diferenças no preço do frete, quando você está cotando uma operação. Entenda um pouco mais sobre as causas dessa enorme discrepância.

Uma série de fatores podem levar a brutais diferenças no preço do frete, mesmo com transportadoras que possuam tamanho e área de atuação semelhantes:

  • Veículos utilizados. Tamanho e porte dos veículos, idade média da frota, disponibilidade de veículos, uso de motoristas próprios ou agregados, etc.
  • Taxas e extras. Algumas transportadoras eximem o cliente da cobrança de extras por tamanho da remessa, dimensões da mercadorias, dificuldade na coleta e na entrega, entre outros. Em outros casos, essas taxas acabam incluídas nos preços finais do frete colocado ao cliente, elevando consideravelmente esse valores.
  • Área de atuação. Rotas como Rio-SP são comuns e realizadas pela grande maioria das transportadoras. Contudo, enquanto que algumas já realizam viagens de forma regular, outras apenas fazem viagens nessa rota quando há serviço, e portanto acabam cobrando mais caro.
  • Insumos. Algumas transportadoras são mais sensíveis aos preços dos insumos, como reajustes em combustíveis, pneus, óleos lubrificantes, entre outros, e acabam repassando esses valores ao cliente.
  • Mão-de-obra. Há sindicatos e acordos com caminhoneiros que podem diferir de estado para estado. Além disso, há diferenças nos ganhos entre caminhoneiros independentes ou agregados e aqueles contratados diretamente por transportadoras.
  • Lucro. É claro, há transportadoras dispostas a abrir parte de sua margem de lucro em favor de novos clientes ou negócios, mas outras operam com margens de lucro maiores. A diferença aí vai de direção para direção – estamos em um mercado livre e cada um pode negociar seu preço da maneira que considerar mais vantajosa.

A importância das médias

Até por conta dessa enorme variação, é importante que você sempre esteja ciente das médias de preço do frete para cada região com a qual você trabalha, ou pelo menos para as rotas e operações mais comuns. Além de tomar nota de todas as cotações que você fizer, é possível conseguir preços de diversas transportadoras simultaneamente e em tempo real, utilizando a ferramenta de cotação da CargoBR. Basta cadastrar sua carga e, em alguns segundos, o sistema mostrará para você cotações aproximadas de diversas transportadoras que operam a rota que você precisa, com os volumes e características da carga que você cadastrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *