* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Por que a "surpresa" na hora de pagar o frete?

Muitos embarcadores e clientes que precisam fazer remessas esporádicas de produtos sempre se perguntam: por que a surpresa na hora de pagar pelo frete? Os valores da cotação foram uns, mas os valores que no final acabam sendo faturados são sempre mais caros. Por que isso acontece?

Em primeiro lugar, não é sempre que isso ocorre. É bem verdade que algumas taxas e cobranças adicionais impostas por transportadoras muitas vezes surpreendem clientes, mas esses casos são uma exceção. A maioria das transportadoras trabalha com tabelas de frete que têm como prever com razoável exatidão o custo final do serviço de transporte. Erros também ocorrem por parte da transportadora, mas novamente, eles são uma exceção – no geral é possível prever os custos de frete com precisão.

Então qual seria o motivo para a discrepância? Bem, não vá ficar chateado – mas na maioria das vezes é você mesmo…

Cuidado na hora de preencher

Seja em serviços de cotação de fretes online, como é o caso da CARGOBR, ou pessoalmente junto a transportadoras, você cliente sempre tem de informar a natureza do que pretende transportar e, principalmente, as dimensões e o peso da carga. Esses dados serão essenciais para calcular o quanto você irá “ocupar” em caminhões que trabalham com cargas fracionadas, ou seja, o peso cubado de sua mercadoria, calculado com a fórmula padrão de cubagem.

Não se trata de má fé, na maioria das vezes, contudo é necessário que você meça com exatidão as dimensões da caixa ou produto que pretende embarcar. Qualquer erro nas medidas levará a preços e cotações que não corresponderão à realidade após a coleta do volume. O mesmo com o peso – sempre, ao menos para mercadorias cujo peso não vem discriminado, pese a mercadoria antes mesmo de preencher formulários para pesquisar fretes. Com as transportadoras, o mesmo: sempre informe com exatidão e não tente “ganhar” no arredondamento, ou terá mesmo surpresas na hora de pagar.

Aqui vão então algumas dicas para que você pare de ser surpreendido com o frete que cota online ou junto a transportadoras e possa prever seus custos com mais precisão:

  • Meças as três dimensões sempre – altura, largura e comprimento.
  • No caso de medidas quebradas, sempre arredonde o número para cima, nunca para baixo.
  • Confira as unidades de medida que você usou e faça conversões quando necessário, evitando erros no cálculo do frete.
  • O mesmo com o peso – faça arredondamentos sempre para cima.
  • Pese a mercadoria já com sua embalagem – ou você pode ter discrepâncias por conta disso.
  • Sempre use os mesmos valores que foram aferidos – em formulários online, junto a transportadoras, na hora de emitir uma nota ou mesmo na descrição para o cliente em seu website. Caso contrário, você nunca saberá quando está pagando mais ou menos do que deveria.
  • Confira duas vezes – é melhor ter um pouquinho a mais de trabalho antes do que uma grande e desagradável surpresa depois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *