* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

PMEs: como não tornar o preço do frete um impeditivo para venda

Muitos fatores podem ajudar ou atrapalhar as vendas: produto de má qualidade, atendimento ruim, preços desproporcionais, prazo de entrega, valor do frete. O preço do frete, aliás, é apontado como um dos maiores responsáveis pela desistência das compras pela internet, onde, segundo matéria na revista Exame, apenas 1,46% dos visitantes de uma loja virtual se tornam clientes.

Mas ainda que nem todas as cotações transformem-se em pedidos, cabe às empresas buscarem alternativas para ampliar o número de clientes. Neste post vamos dar algumas dicas para evitar que o preço do frete torne-se um impeditivo para venda de seus produtos. Ficou interessado? Então prossiga sua leitura.

Cuidado com os dados dos clientes

O setor responsável pela emissão dos pedidos deve estar sempre atento para que os dados do destinatário e a nota fiscal estejam totalmente corretos. Essa dica pode parecer óbvia, mas equívocos no endereço de entrega são mais comum do que se imagina, gerando gastos extras com um segundo envio e podendo virar caso de justiça.

Além do mais, para um valor justo do frete, a empresa de transportes precisa receber informações detalhadas e corretas sobre o tipo de carga, peso, ponto de coleta e valor médio das notas fiscais.

Saiba quais as regiões são mais visitadas para entrega

Identifique quais as regiões que sua empresa faz mais entregas e negocie com o serviço de transporte descontos para essas rotas. A garantia de entregas frequentes para esse locais é de interesse da transportadora e, assim, todos saem ganhando.

Negocie os preços

Se o volume de cargas diárias gerado por sua empresa for razoável, pode ser interessante para a transportadora diminuir (ou até eliminar) o valor atribuído à coleta. Procure juntar o máximo de carga possível a ser enviada em um mesmo dia, facilitando a coleta do transportador e, dessa forma, ter elementos para negociar melhores descontos.

O valor da entrega está diretamente ligado ao local de destino, mas sempre é possível conversar. Uma boa dica é negociar uma tabela de fretes decrescente, conforme a quantidade de contratação do transporte – é uma boa vantagem para ambos os lados, podendo surgir uma parceria que beneficie a todos.

Ofereça preços justos e variados para entrega

Pesquise os preços de entrega de seus concorrentes, esteja sempre informado quanto aos valores praticados pelas transportadoras e mantenha seus preços atualizados e justos.

Disponibilize mais de uma opção de envio, com valores e prazo de entrega variados e claros, para que seu cliente escolha o mais indicado.

Faça cotações com várias transportadoras

Faça cotações com várias empresas antes de fechar negócio. Além de ter noções dos valores praticados e obter diferentes opções de pagamento, é mais fácil negociar e obter descontos.

Uma opção cada vez mais crescente no Brasil é o uso de frete consignado, quando a empresa contrata um frete por intermédio de terceiros. A CARGOBR é uma empresa que atua nesse ramo, oferecendo total segurança e os melhores preços e prazos.

Contar com a experiência da CARGOBR significa eliminar a preocupação da entrega, tendo tempo para se dedicar a outros afazeres ou mesmo para relaxar. Experimente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *