Passo a passo para se tornar motorista de caminhão

O primeiro passo para quem quer trabalhar com fretes, ou seja, dirigir um caminhão, é ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “E”.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a categoria “E” é descrita como “condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer. Para habilitar-se na categoria E, o condutor deve estar habilitado na categoria “D” há, pelo menos, um ano na categoria C, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.”.

Quanto custa? A taxa para emissão da CNH pode variar de estado para estado. Além disso, você terá o custo da autoescola. O futuro motorista de caminhão precisa pagar algumas taxas referentes ao processo e passar por avaliações psicológica, física e mental. A etapa seguinte prevê um curso teórico na autoescola e uma prova para avaliar os conhecimentos adquiridos. Se aprovado, o interessado frequentará aulas práticas de condução veicular e posteriormente passará pelo exame de direção.

O segundo passo é conhecer melhor os tipos de caminhões e carretas existentes no mercado. Para entender um pouco mais sobre isso, geralmente utiliza-se a classificação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece um peso máximo por eixo do veículo, evitando assim a deterioração prematura do asfalto.

Os tipos de caminhões podem ser:

Veículo Urbano de Carga (VUC): A característica mais marcante desse tipo é o tamanho: Largura máxima de 2,2m – comprimento máximo de 6,3m – e limite de emissão de poluentes. Sua capacidade é de até três toneladas, e esse caminhão de menor porte é indicado para áreas urbanas. Em São Paulo, por exemplo, onde existe a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), os VUC’s são liberados para transitar em qualquer horário do dia ou da noite, em qualquer dia da semana.

Toco ou caminhão semipesado: Mede, no máximo, 14 metros, tem Peso Bruto Máximo (PBT) de 16ton, e capacidade máxima de 6 toneladas. Tem um eixo simples na carroceria, ou seja, um frontal e um traseiro de rodagem simples.

Truck ou caminhão pesado: Também possui comprimento máximo de 14m. Seu PBT é de 23 toneladas, sendo a capacidade variável de 10 a 14 toneladas. Esse caminhão possui um eixo duplo na carroceria, sendo que um deles deve, necessariamente, receber a força motriz. Isso é importante para o veículo carregar mais peso e melhorar seu desempenho.

As carrocerias

Em relação às carretas, podemos dizer que elas são compostas por duas partes: o chamado cavalo, que reúne a cabine do motorista, o motor e as rodas de tração, e os semi-reboques, que são diferentes tipos de módulos de carga.

Cavalo mecânico: é formado pela cabine, motor e rodas de tração. Tem apenas um eixo simples.

Cavalo mecânico trucado ou LS: Igual ao cavalo mecânico, porém possui um eixo duplo traseiro para carregar mais peso.

Carreta dois eixos: um cavalo mecânico e um semi-reboque com dois eixos cada. PBT máximo de 33 toneladas, comprimento máximo de 18,15m.

Carreta três eixos: um cavalo mecânico e um semi-reboque com três eixos. PBT máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15m.

Cavalo trucado: é um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque com três eixos. PBT máximo de 45 toneladas e comprimento máximo de 18,15m.

Bitrem ou treminhão: Possui sete eixos, e tem como PBT máximo 57 toneladas.

Rodotrem: Esse tipo de caminhão é constituído por dois semi-reboques compostos por nove eixos, que permite um PBT máximo de 74 toneladas. Entre os dois semi-reboques, temos um veículo intermediário conhecido como Dolly.

Tipos de eixos:

Eixo simples com rodagem singela (2 pneus): PBT 6 toneladas

Eixo simples com rodagem dupla (4 pneus): PBT 10 toneladas

Eixo duplo com rodagem singela (4 pneus tipo extralargo): PBT 17 toneladas

Os tipos de eixos são vários e permitem várias combinações. Essas citadas acima são as mais comuns.

Para os interessados em se tornar motoristas autônomos – também conhecidos como TAC, a Agência Nacional dos Transportadores Terrestres (ANTT) explica que de acordo com a Lei nº 11.442 de 5 de janeiro de 2007, artigo 2º, para exercer a atividade de transporte rodoviário de cargas em vias públicas, no território nacional, por conta de terceiros e mediante remuneração, o Transportador Autônomo de Carga (TAC) dependerá de prévia inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da ANTT.

Para se regularizar, ele deverá comparecer em uma das unidades regionais da agência ou em um posto credenciado e comprovar requisitos como ter Cadastro de Pessoas Físicas (CPF ativo); Carteira de Identidade (RG); estar em dia com sua contribuição sindical e ser proprietário, co-proprietário ou arrendatário de, no mínimo, um veículo ou uma combinação de veículos de tração e de cargas com Capacidade de Carga Útil – CCU, igual ou superior a quinhentos quilos, registrados em seu nome no órgão de trânsito como “aluguel”, na forma regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

Ainda, o futuro autônomo deverá ser aprovado em um curso específico ou ter ao menos três anos de experiência na atividade. O curso específico para o TAC terá que ser ministrado por instituição de ensino credenciada nas Secretarias Estaduais de Educação ou em cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte, Sistema “S” – determinado na resolução da 3056/2009, artigo 16. No site da ANTT (http://rn3.antt.gov.br) é possível obter maiores informações sobre telefones e endereços das entidades credenciadas.

admin
thiago.paim@cargobr.com
32 Comentários
  • joão francisco
    Posted at 16:30h, 07 novembro Responder

    gostei muito das informaçoes quero receber mais dicas de como ser um caminhonheiro1

  • Leonardo Rodrigues
    Posted at 21:29h, 14 novembro Responder

    Achei muito legal da sua parte passar informações dessa natureza pois eu estou me preparando para entrar no mundo do transportador de cargas pesadas no caso “Caminhoneiro” e a impressão que fica e de que vou conseguir pessoas que possam me ajudar a vencer nesse novo desafio da vida.

  • moacir jose sales
    Posted at 17:12h, 15 novembro Responder

    Gostei muito das instruções , predendo em breve ser mais um motorista de caminhão.
    Sou motorista há 30 anos de carros mas agora quero trabalhar com minha carreta.
    Gostaria de ter mais amizades que pudessem me orientar pois sou muito inteligente
    E cuidadoso o máximo. Abraços obrigado! Moacir

  • lino agustin antonio cristaldo.
    Posted at 18:56h, 20 maio Responder

    como desia soy argentino pero quiero acer el curzo alli que me va salir mas serca ya que vivo en la frontera com brasil. obiamente quiero saber si puedo acer alli gracias.

    • Felipe
      Posted at 14:29h, 21 maio Responder

      Lino, tienes el RNE (Registro Nacional de Estrangeiros). Es un documento que le permite trabajar aqui.

  • Grenan
    Posted at 00:11h, 15 setembro Responder

    Ola vou começar a vida de caminhonoeiro vou tirar minha cnh cat. D mes que vem gostaria de saber se assim que eu tirar a D poso ja tirar E. Sendo que so tenho AB obrigado

    • carlos maciel
      Posted at 19:55h, 04 março Responder

      se vc trocar para D, vc tem q esperar mais 2 anos para trocar para E. Mas se o seu caso for igual o meu ( tenho a B mas quero a E logo), vc troca para categoria C, pois ai vc tera q esperar so 1 ano para pegar a E. a nao ser q vc ja tenha um trabalho de caminhao te esperando, ai e melhor esperar 2 anos trabalhando com caminhao.

  • jose gomes
    Posted at 21:19h, 13 fevereiro Responder

    Atençao Você que quer ingressar na profissao de caminhoneiro, não vale a pena , se você ganhar 2 ou 3 mil sem viajar é melhor do que ganhar 5 mil viajando, eu trabalho com bi trem tanque , e vou para, e muito perigozo e ninguem te respeita,vc. So e bom pra da dinheiro e carona,vai não que é fria, la onde eu trabalho tem mais de 30 proficional que vão largar a profissao. e fria nao va.

    • carlos maciel
      Posted at 19:59h, 04 março Responder

      e sonho cara, meu pai tem 35 anos de motorista, ja passou por dificuldades tbm, mas quem nao passa? te digo, mais vale tentar e fracassar, do q nao tentar e passar o resto da vida arrependido por nao ter tentado.

      • Denis Silva
        Posted at 19:39h, 27 março Responder

        Eu também penso assim Carlos Maciel, pois sou formado em Adm e desde pequeno sonho em trabalhar com caminhão, minha família não apoia, diz ser só sofrimento e perigo… mais e o sonho?? não tentar e passar o resto da vida arrependido por não tentar é muito pior do que tentar e fracassar. Força de vontade e fé em Deus sempre é oque não falta, com certeza é primordial para seguir em frente com seu sonho hoje e torná-lo realidade amanhã. Abraço!

  • eduardo
    Posted at 21:09h, 28 maio Responder

    Quero trabalha com caminhao

  • João Maria Macedo
    Posted at 10:50h, 10 julho Responder

    Eu sou motorista há trinta anos, mais não tenho registro, carteira assinada, gostaria muito de trabalhar na estrada, não consigo, mim ajude a conseguir. obg

  • andreia lucia de souza
    Posted at 14:16h, 11 agosto Responder

    Como faço para compra o curso TAC ( CD) -e administrar na nossa empresa, temos varios motorista e impossivél, eles sairem da empresa para fazer este curso.

    • Ricardo Grechi
      Posted at 21:26h, 29 setembro Responder

      Boa tarde, não ha necessidade de comprar o curso TAC, foi implantado neste més de setembro o curso EaD (estudo a distância) no SEST SENAT, os seus motorista poderão efetuar todo estudo pelo computador e somente a prova e presencial na unidade mais próxima de sua escolha.
      Esta instituição é direcionado praticamente ao setor de transporte.
      Eu posso relatar que a minha passagem pelo curso na unidade São Paulo/Vila Jaguara foi muito satisfatória, e inclusive o grande suporte pelo administrador Djalma.
      Inscrições e informações:WWW.ead.sestsenat.org.br.

  • Josiel Veloso barros
    Posted at 22:32h, 21 setembro Responder

    Olá amigos estou comprando meu primeiro caminhão e um Ford cargo 815e ano 2005 mais por se um caminhão de pequeno porte ele e trucado baú de 710m muito bonito gostaria de saber se tem alguma restrição para transitar nas rodovias eu já sou motorista profissional a mais de 8 anos hoje eu trabalho com um VW 31-320 basculante uma empresa aqui no Rio De janeiro desde já obrigado

  • Alexandre de Souza
    Posted at 01:24h, 27 outubro Responder

    Muito bacana essas orientações isso vai me ajudar bastante nessa nova caminhada, sou apaixonado por caminhões e estradas, fiz muitas viagem na minha vida de carro baixo agora que Deus preparou minha carteira D quero conhecer o outro lado da vida, e só falta 4 meses pra minha carteira E ai quero pegar um bitrem e andar esse mundão de meu Deus com minhas musicas sertanejas, mas um sonho realizado de um simples homem do paraná…

  • roberto fidelis da silva
    Posted at 23:37h, 06 novembro Responder

    sou motorista de anbulancia a 35 anos mais meu sonho e trabalhar com caminhao so que nao tenho pratica com caminhao como devo obiter uma chance de trabalhar tenho cnh d como devo faser para obiter uma chance de ser um motorista rodoviario aguardo uma horientaçao de voces

  • Gustavo
    Posted at 10:15h, 21 novembro Responder

    Tenho uma Iveco 55c16 rodagem dupla.qual a habilitação necessária para dirigir ela

  • francinaldo
    Posted at 16:00h, 24 janeiro Responder

    muito bom gostei muitos das dicas quero ser um camioneiro proficional.

  • ronaldo ascanio
    Posted at 09:57h, 29 fevereiro Responder

    Senhores/as, bom dia!

    Sou do RJ e gostaria de saber sobre o curso TAC: valor,tempo curso e se o sestsenat Deodoro faz este curso pois moro à 08 km deste e prefero o curso presencial.

    Grato.
    Ronaldo Ascanio

  • adevanio carlos
    Posted at 12:23h, 10 março Responder

    bom dia,

    fiquei com uma duvida, caminhão de Eixo simples com rodagem singela (2 pneus): PBT 6 toneladas, pode dirigir com habilitação de categoria (B)? ou é necessário tirar a categoria (D)?

  • Hildeberto da silva
    Posted at 22:45h, 22 março Responder

    Eu tenho categoria d so trabalhei com caminhão pipa e na pucada de madei pra cerâmica e ñ tenho muito conhecimento das les gostei muito das explicação

  • ALex Rose
    Posted at 18:26h, 08 agosto Responder

    Bela Matéria,meu próximo objetivo será se qualificar,na categoria,e quem sabe num futuro próximo,tentar colaborar com o crescimento de nosso PAÍS,pelas Rodovias desse BRASíL!!

  • ELIEL GUEDES
    Posted at 22:42h, 15 janeiro Responder

    o que devo fazer pra conseguir emprego em carreta ou bitrem
    obs: trabalho com caminhão a 13 anos mais não tenho experiência com carreta ainda!

  • RONALDO RAMOS
    Posted at 09:37h, 24 janeiro Responder

    BOM DIA.
    ADOREI ESSA PUBLICAÇÃO,POIS SOU NOVATO NA CATEGORIA ( E ) SENDO ASSIM DE MUITA UTILIDADE PARA MIN.AGORA GOSTARIA DE SABER COMO E ONDE POSSO ME APERFEIÇOAR EM UM CURSO NA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO.EX: ATRELAR,DESATRELAR,FAZER “L” E OUTRAS MANOBRAS NECESSÁRIAS A PROFISSÃO.

  • noel madornado
    Posted at 16:42h, 02 fevereiro Responder

    Eu Noel Madornado ja trabalhei com caminhão e onibus Linha rodoviaria intermunicipal e tambem turismo

  • Celso Kenji Shigueta
    Posted at 18:08h, 07 fevereiro Responder

    Estimados,

    Estou precisando trabalhar e de momento vou comprar um caminhao truck para tentar pegar fretes pelo Brasil e gostaria de saber qual e a documentacao necessaria para que eu possa dirigir sem ter problemas sem mencionar que ja tenho a carteira D e o que esta faltando agora.

  • Aparecido
    Posted at 17:53h, 25 março Responder

    Show de bola essas informações.Gostei muito das dicas quero ser um caminhoneiro profissional.

  • Cláudio da Conceição
    Posted at 01:33h, 08 junho Responder

    Olá como estão, verdairamente é o meu sonho de Criança pois sempre achei a profissão mais linda do mundo é sei também que toda profissão tem seus perigos e suas satisfação,logo diante da satisfação que é dirimir um caminhão não terei tempo para mim preocupar com o perigo pois todos nós vivemos em um período constante e não discanssando em quanto não realizar este grande sonho desde Criança!.

  • Kenji Shigueta
    Posted at 17:35h, 13 junho Responder

    Ja estou parado um ano as dificuldades cada vez aumentando devido as corrupções em nosso pais e cada vez menos trabalho, agora estou tentando ser caminhoneiro sei que não vai ser fácil mas queria saber quanto tempo leva para fazer a parte burrocratica inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da ANTT.

  • gustavo Araújo
    Posted at 00:00h, 16 junho Responder

    Tenho 16 anos ,meu pai quer que eu seja um doutor ,más meu sonho é ser caminhoneiro,o que eu fasso. O que meu pai quer que eu seja ou sigo meu sonho.

  • Willys belda
    Posted at 18:27h, 09 julho Responder

    Sou um fã pra caminhões dos mais antigos até aos mais novos e modernos

Postar Comentário